Chatbot Da Ju Site

Chatbot Da Ju Site

Finalista nas categorias “Prestação de Serviços” e “Enfrentamento da Crise”, do Prêmio Inovação Judiciário Exponencial – Expojud 3ª Edição

Como funciona

O Chatbot da JU é uma ferramenta de atendimento remoto desenvolvida dentro do Whatsapp pelas equipes de atendimento e inovação da JFES. Ele simula uma conversa humana em um chat e visa atender tanto cidadãos que desejam ingressar com ações nos Juizados Especiais Federais do ES, quanto usuários do sistema processual e-Proc, e, ainda, pessoas que simplesmente procuram por informações gerais relativas ao funcionamento da Seção Judiciária, sempre no intuito de facilitar a comunicação com a Justiça Federal e, assim, descomplicar e agilizar o exercício do direito de Acesso à Justiça

 

Números disponibilizados

 

Img 60ae8c10be157

 

Esse formato de atendimento foi particularmente importante durante o aumento de demanda, por exemplo, nas ações do auxílio emergencial. Além de prestar o serviço relevante para todos, a utilização do Whatsapp / Chatbot, permitiu que o usuário  conseguisse encaminhar documentos e a petição inicial de forma mais simples, facilitando os registros, pois sua conversa fica registrada.

 

Os três Chatbots foram responsáveis, desde a sua criação, por mais de 10 mil atendimentos.

 

Boa prática

De acordo com a diretora do foro da JFES, juíza federal Cristiane Conde Chmatalik, “a economia veio com a substituição pela assistente virtual do atendimento tele presencial realizados por servidores da Justiça, o que seria quase impossível em relação a inúmeras demandas via telefone e a qualquer horário do dia. Essa economicidade de recursos públicos inclusive aumentou a eficiência e a produtividade. Tendo o projeto sido objeto de propagação em toda a Justiça Federal como boa prática, por ter sido implementado logo no início da pandemia”.

Pluralidade

O Fale com a JU ganhou a imagem da ‘JU’, personagem criada no programa de inovação HubJus, realizado em 2018, como forma de facilitar a comunicação com os usuários da JFES. A ‘JU’ acabou se transformando em várias ‘JUs’, com imagens que representam a pluralidade das mulheres que atuam na Justiça Federal. Além de ilustrarem a divulgação dos Chatbots, as ‘JUs’ também estão no Instagram da JFES, onde esclarecem dúvidas dos usuários sobre atendimento.

 

Falecomaju1


Falecomaju2


Falecomaju3


Falecomaju4


Falecomaju5