mutirão de conciliação 2

Mutirão presencial na sede da Justiça Federal, em Vitória

 

A Justiça Federal capixaba realizou, nos meses de outubro e novembro, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cescon), 906 audiências de conciliação, com 558 acordos homologados e 2.966 pessoas atendidas.

Foram seis mutirões em outubro e sete em novembro – incluindo a Semana Nacional de Conciliação – com audiências presenciais em Vitória e, também, por videoconferência, quando os processos eram das subseções judiciárias do interior.

Em parceria com o INSS e a Caixa, foram negociados processos de danos morais, previdenciários e de perdas inflacionárias em depósitos de poupanças, decorrentes de planos econômicos.

Alguns mutirões chegaram a 100% de acordos.

Foram pagos, no total, cerca de R$ 7,3 milhões nos acordos homologados.

 

Cescon

Vinculado ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TRF da 2ª Região, o Cescon da JFES é coordenado pelo juiz federal Marcelo da Rocha Rosado e tem como supervisora a servidora Maristher Siqueira. Para realizar as audiências, conta com o apoio de servidores conciliadores do próprio Cescon ou lotados nas varas federais e áreas administrativas da Seccional.

A JFES já promoveu conciliações até pelo WhatsApp.

Algumas são, inclusive, pré-processuais, ou seja, atuam na solução dos conflitos antes que se transformem em processos.

Se você tem algum processo na Justiça Federal, ou pensa em entrar com processo, mas deseja conciliar, entre em contato com o Cescon pelo e-mail conciliar@jfes.jus.br ou telefone (27) 3183-5015.