A 1ª Vara Federal Criminal de Vitória e a 1ª Vara Federal de Cachoeiro de Itapemirim realizaram suas primeiras audiências de instrução e julgamento virtuais em processos criminais, utilizando a plataforma de videoconferência Cisco Webex, disponibilizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para uso do Poder Judiciário durante o trabalho remoto.
Testemunhas no exterior
No dia 03 de junho, foi realizada a primeira audiência de instrução e julgamento da Justiça Federal do Espírito Santo. A audiência foi conduzida pelo juiz federal Vitor Berger Coelho, substituto da 1ª Vara Federal Criminal de Vitória, com a participação de representante do Ministério Público Federal, réu, advogados e do servidor Filipe Fialho, que fez a tradução consecutiva dos depoimentos das quatro testemunhas que estavam nos Estados Unidos – duas em Miami/FL, uma em Washington/DC e uma em Gaithersburg/MD.
A audiência teve continuidade no dia 10/06, quando foram ouvidas mais três testemunhas que se encontravam no Brasil, em Nova Venécia-ES, e nos Estados Unidos, nas cidades de Miami/FL e Los Angeles/CA. Neste dia também foi realizado o interrogatório do réu, que é estrangeiro e está preso no Presídio de Segurança Máxima de Viana-ES (PSMA2). Novamente as traduções consecutivas foram realizadas pelo servidor Filipe Fialho, da 1ª VF-Criminal de Vitória.
No dia 04/06, a 1ª VF-Criminal realizou nova audiência por videoconferência, com interrogatório de réu preso na Cadeia Pública Joaquim Ferreira de Souza, localizada no Rio de Janeiro. O ato, que é gravado, transcorreu normalmente e já foi anexado ao processo, que tramita no sistema processual e-Proc, assim como o processo das demais audiências realizadas no dia 03 e 10/06.
Cachoeiro de Itapemirim
Já o juiz federal Victor Cretella Passos Silva, substituto da 1ª Vara Federal de Cachoeiro de Itapemirim, realizou, na tarde da última quarta-feira (9/6), a primeira audiência de instrução e julgamento virtual em processo criminal em tramitação naquela Subseção Judiciária.
Da audiência, participaram o procurador da República, o réu, que está sob custódia do Estado, seus advogados, além de cinco testemunhas.
O processo está sob sigilo.
Siga-nos nas redes sociais Instagram (jfes_oficial) e Twitter (JFES_oficial).