O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) agraciou nesta terça-feira, 26/10, com a Medalha do Mérito Judiciário, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, desembargadora Edith Maria Côrrea Tourinho, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, desembargador Cláudio Luis Braga Dell’Orto, os desembargadores federais do TRF2 William Douglas e Flávio Lucas (que receberam o Grão Cólar de Mérito), o juiz federal Osair Victor de Oliveira Junior, diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro (que recebeu a comenda de Alta Distinção). Na data, também foram condecorados servidores do TRF2 que se destacaram no exercício de suas funções ao longo do ano de 2021, que receberam homenagens de mérito institucional e judicial. A cerimônia no Plenário do TRF2 foi conduzida pelo presidente da Corte, desembargador federal Messod Azulay, e também contou, na mesa diretora, com a presença do procurador-chefe da Procuradoria Regional da República na 2ª Região, Artur Gueiros.

Os servidores homenageados foram: Paulo Cezar Braga Edmundo, Jonas Amaral de Souza, Dely Barbosa Derze, Ana Cristina Lima Silvestre, Rita de Cássia da Silva Fernandes, Roberto Marcelo Victer da Silva, Luciana Francisco Elmor Gonçalves, Cristiane Novo de Farias Alcântara, Letícia Machado de Freitas, Clarissa Braga Jorge Pinto da Silva, Georgina de Fátima Serôdio Alves e, in memorian, Acácio Henrique de Aguiar, representado por sua esposa, Cláudia Figueira Duarte.

Dentre outras autoridades, prestigiaram o evento de forma presencial, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, o corregedor regional da Justiça Federal da 2ª Região, desembargador federal Theophilo Antonio Miguel Filho, os desembargadores federais do TRF2 André Fontes e Alcides Martins, o diretor do Foro da Seção Judiciária do Espírito Santo, juiz federal Fernando Cesar Baptista de Mattos, o secretário do Gabinete de Segurança Institucional do Estado do RJ, Marcelo Bertolucci (representando o Governador do RJ, Cláudio Castro), e o presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira. O evento foi realizado com número limitado de presentes e com a observância de todas as recomendações das autoridades sanitárias, para eventos organizados durante a pandemia da Covid-19. A solenidade também foi transmitida por videoconferência pela plataforma Zoom.

Criada pela Resolução nº 52, de 5 de julho de 2019, a Medalha do Mérito Judiciário do Tribunal Regional Federal da 2ª Região tem por propósito reconhecer pessoas e instituições que se sobressaiam no desempenho de suas atribuições, ou que tenham prestado relevantes serviços e demonstrado excepcional apreço à Justiça Federal.

Tendo por patrono o primeiro presidente do Supremo Tribunal Federal na República, ministro João Antonio de Araújo Freitas Henrique, a comenda tem a forma de uma Cruz de Malta de oito pontas, que representam as virtudes Amor, Justiça, Fé, Humildade, Consciência, Resiliência, Sinceridade e Verdade. A cruz é circundada por uma coroa de folhas de louro, exprimindo a arte da eloquência.

No anverso, figuram a balança e a espada, símbolos da equidade e da autoridade, sobre o mapa do Brasil, com os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo em destaque. Já no reverso, está cunhado o brasão da República.

Edith Maria Côrrea Tourinho recebe a Medalha do Mérito Judiciário das mãos do presidente do TRF2, desembargador Messod Azulay

 

Theophilo Antonio Miguel Filho entrega a comenda a Cláudio Luis Braga Dell’Orto

 

Messod Azulay e William Douglas

 

Theophilo Antonio Miguel Filho e Flávio Lucas

Osair Victor e Messod Azulay

Mérito Institucional 2021

Na ocasião, também foi entregue o prêmio Mérito Institucional, criada pela Resolução nº 37, de 15 de junho de 2012, para premiar os servidores destaques de cada ano nas áreas jurídica e administrativa do TRF2, como parte das comemorações da Semana do Servidor Público.

Neste ano de 2021, foram indicados pelos setores e mais votados pelos servidores do Tribunal, na área jurídica, Larissa Gosling Ribeiro Dodd, e, na área administrativa, Katia Philot Carneiro.

Dedicação e talento

Dirigindo-se aos agraciados, o presidente Messod Azulay iniciou seu discurso, destacando a satisfação de presidir “esse ritual de homenagens a tantas pessoas que enobrecem a função pública, em data tão significativa, como a do dia do servidor público. Alegra-me, sobretudo, reconhecer a dedicação e o talento de personalidades com marcante atuação na área da prestação e distribuição de Justiça”, ressaltou.

Segundo Messod Azulay, a eficiência do Estado moderno passa necessariamente pelo bom desempenho de suas instituições, notadamente as organizações estatais, por serem redes sociais coesas, responsáveis por canalizar objetivos específicos e tomar decisões que afetam o bem comum, com a finalidade de atuar ativamente no processo de construção do País, através de seus agentes. “Daí a razão de estarmos aqui reunidos para homenagear os integrantes de instituições muito respeitáveis e necessárias ao nosso desenvolvimento político-social”, destacou.

“Alguém já disse” – continuou – “que uma trajetória profissional é como a vida. Só pode ser considerada bem sucedida se for bem vivida. E o bem viver é tarefa cotidiana, diária. Essa comenda expressa nossa gratidão e nosso reconhecimento. Ou seja, razões não faltam para justificar os méritos de todos os homenageados, o difícil é conseguir sintetizar a importância de seus exemplos de trabalho e as virtudes que ostentam, com muita nobreza e ética e que os habilitam à honraria que estão sendo agraciados”, afirmou.

“Termino com a esperança de que a pandemia e a crise econômica se findem na maior brevidade possível, para que possamos construir uma sociedade verdadeiramente fraterna, onde a proteção à saúde, a distribuição de justiça e a igualdade de oportunidades sejam para todos, indistintamente, como manda a constituição”, concluiu o magistrado.

*Fonte: TRF2