Ccjf

O Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) anuncia sua programação, on-line e presencial, para o mês de fevereiro. Confira abaixo os detalhes das ações oferecidas.

A programação, completa e atualizada, pode ser acessada pelo site do CCJF (https://www10.trf2.jus.br/ccjf).

Importante ressaltar que o CCJF segue todos os protololos sanitários de prevenção à Covid-19.

Centro Cultural Justiça Federal – CCJF
Endereço: Avenida RIo Branco nº 241, Centro, Rio de Janeiro, RJ.
Horário de Funcionamento: terça a domingo das 11h às 19h.

Atividade on-line

LIVE

Helio Eichbauer – 80 anos
Live ou conversa-pajelança-homenagem a Hélio Eichbauer, pelos 80 anos que completou em 21 de outubro de 2021. Hélio foi cenógrafo e um dos principais renovadores da cenografia brasileira moderna, transitou por várias gerações de artistas, colaborando com ideias arrojadas para encenações importantes da produção nacional, tanto no teatro como na música.Foi o criador do icônico cenário de O Rei da Vela, dirigido por José Celso Martinez Corrêa. Em lugar das soluções ilustrativas, propôs a metáfora, a livre-interpretação e o caráter autoral do cenário na concepção artística do espetáculo.

Data: 9/2
Horário: das 18h30 às 19h30
Público-alvo: artistas, produtores culturais, historiadores, atores, pesquisadores, alunos de artes, letras, história e público em geral.
Valor: Gratuito
Classificação Indicativa: livre
Local: Instagram do CCJF

Convidados:
Jussilene Santana: atriz e diretora do Instituto Martim Gonçalves. Atuou em três longas-metragens e mais de 30 espetáculos, ganhando vários prêmios. Mestre e Doutora em Artes Cênicas pela UFBA, ganhou o Prêmio Capes de Tese 2013. É membro da ABRACE e da International University Theatre Association.

Luiz Henrique Sá: professor de Cenografia, diretor da Escola de Teatro da UNIRIO, Doutor em Artes Cênicas pela UNIRIO, Mestre e graduado em Design pela ESDI. Foi pesquisador visitante da Fulbright na Columbia University e colaborador do cenógrafo Helio Eichbauer por cerca de 15 anos.

Débora Oelsner: foi aluna de Hélio Eichbauer na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e no Espaço Tom Jobim/Jardim Botânico/RJ. Lecionou Cenografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. É pesquisadora-colaboradora do Instituto Martim Gonçalves.

 

Atividade presencial

EXPOSIÇÕES

INFERNO DE DANTE E “RIVIERE”
de Valentina Vannicola
A exposição conta com duas séries de fotografias,”Inferno de Dante” (15 fotografias) e “Riviere”(14 fotografias). Por ocasião da XXI Semana da Língua Italiana no Mundo, iniciativa promovida pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália, cujo tema é, neste ano, o grande poeta Dante Alighieri, o Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro e o Centro Cultural Justiça Federal apresentam uma interessante retrospectiva da artista italiana Valentina Vannicola, composta por dois de seus mais representativos trabalhos.

Período: 28/10/2021 a 8/3/2022
Horário: terça a domingo das 11h às 19h
Local: Galerias do 1º andar do CCJF
Classificação indicativa: livre

Artista: Valentina Vannicola, graduada em Filmologia na Universidade La Sapienza de Roma e na Scuola Romana di Fotografia. Toda a sua prática artística pode ser conduzida ao gênero da fotografia encenada.

 

AUSÊNCIA – CORRESPONDÊNCIA FOTOGRÁFICA
de Nana Moraes com curadoria de Milton Guran
A exposição inédita é mais um produto do trabalho de Nana Moraes sobre a relação entre mães presidiárias e seus filhos. A artista pratica o que se pode chamar de “fotografia de escuta”, na medida em que empresta seu talento às vozes das pessoas envolvidas no projeto, numa relação de compaixão e simbiose crítica, que marca definitivamente o resultado do projeto.

Período: 28/10/2021 a 8/3/2022
Horário: terça a domingo das 11h às 19h
Local: Gabinete de Fotografia do CCJF, no primeiro andar.
Classificação indicativa: 10 anos

Artista: Nana Moraes, fotógrafa, diretora do Retrato Espaço Cultural e coordenadora do Espaço Educação Valda Nogueira.

*Fonte: CCJF