Trf2 Transparência

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) alcançou na quinta-feira (1º/9), o 1º lugar no Ranking da Transparência do Poder Judiciário 2022 – Justiça Federal, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A divulgação das avaliações ocorreu na 2ª Reunião Preparatória para o 16º Encontro Nacional do Poder Judiciário.

O Ranking da Transparência foi instituído pela Resolução CNJ n. 260/2018. Foram avaliados 93 Tribunais e Conselhos de todo país, e o TRF2 obteve 94,23% da pontuação. O objetivo é estimular os órgãos do Judiciário a disponibilizarem suas informações de forma mais clara e padronizada à sociedade, tornando mais fácil e transparente o acesso aos dados de gestão.

A novidade desta quinta edição do Ranking, que é anual – a primeira foi em 2018 -, foi a implementação do prêmio por categoria, conforme o segmento da Justiça. Os itens sob avaliação foram distribuídos em dez temas, com 84 perguntas que buscaram identificar, por exemplo, se os órgãos do Judiciário publicaram: os objetivos estratégicos, metas e indicadores; os levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão; o calendário das sessões colegiadas; a ata das sessões dos órgãos colegiados; o campo denominado “Serviço de Informações ao Cidadão” na página inicial; informações sobre licitações e contratos; entre outros.

Clique para acessar o resultado final de todos os tribunais e conselhos.

*TRF2, com informações da Agência CNJ de Notícias