Whatsapp Image 2022 05 18 At 17.12.29

Participantes do Ateliê, com a facilitadora, juíza federal Cristiane Chmatalik (InovarES) ao centro

A Justiça Federal do Espírito Santo (JFES) está triplamente representada em ação de capacitação presencial que a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realiza nesta semana, de 16 a 20/05, em Brasília/DF.

A coordenadora do Laboratório de Inovação da JFES (InovarES), juíza federal Cristiane Conde Chmatalik, atua como facilitadora no Ateliê “Desafio 2 – O Processo Judicial de 2030”, que, por sua vez, tem a diretora de secretaria da 6ª Vara Federal Cível de Vitória, Neidy Aparecida Emerick Torrezani, como laboratorista, e a servidora Ana Cláudia de Oliveira Vianna – supervisora na Vara Federal de Serra – como aluna do curso de pós-graduação do qual o ateliê faz parte: “Especialização em Jurisdição Inovadora – para além de 2030”, realizado pela Enfam, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e com o Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF).

Ana Cláudia foi selecionada em processo seletivo nacional, realizado em outubro do ano passado, com 80 vagas destinadas a magistradas, magistrados, servidores e servidoras da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho, além de representantes do Superior Tribunal de Justiça, do Conselho Nacional de Justiça, do Conselho da Justiça Federal, do Tribunal Superior Eleitoral e do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais.

Composto de duas turmas de 40 pessoas (matutina e noturna), o curso é realizado na modalidade híbrida (EaD e Presencial), considerando momentos síncronos, que podem ser remotos ou presenciais; e assíncronos, utilizando-se de metodologias ativas, conforme diretrizes da Enfam.

As aulas foram iniciadas em 26 de outubro de 2021 e a certificação está prevista para 30 de agosto de 2022.

Inovação no Judiciário

Conforme destacado pela Enfam na página de divulgação do curso, na internet, nos últimos anos, o Poder Judiciário brasileiro tem se interessado, de maneira progressiva, na temática da inovação. “Trata-se de um movimento transformador, que visa a prestação de um serviço jurisdicional mais humanizado e eficaz. Firme em tal propósito, o Conselho Nacional de Justiça instituiu a ‘Política de Gestão da Inovação no âmbito do Poder Judiciário’, disciplinada pela Resolução nº. 395, de 07 de junho de 2021. A inovação é ali considerada, no artigo 2º, como a ‘implementação de ideias que criam uma forma de atuação e geram valor para o Poder Judiciário, seja por meio de novos produtos, serviços, processos de trabalho, ou uma maneira diferente e eficaz de solucionar problemas complexos encontrados no desenvolvimento das atividades que lhe são afetas’.¨

Juíza federal Cristiane Conde Chmatalik, coordenadora do InovarES, como facilitadora no Ateliê realizado no Lab Enfam

Neidy Emerick Torrezani, também integrante do InovarES, é laboratorista no evento que vai até sexta-feira, em Brasília/DF

 

Com o presidente do STJ, ministro Humberto Martins, a servidora da SJES Ana Cláudia Vianna (VF-Serra) e a colega do curso de especialização “Jurisdição Inovadora”, Edinara de Souza Salles (TJRS)