O Homem Amarelo Feed (1280 px × 823 px)

A Justiça Federal, por meio do seu espaço cultural, realizou nesta quarta-feira, 22/3, a segunda atividade do projeto “22 é dia de Arte”, para celebrar o Centenário da Semana de 22, iniciado pela JFES em 22 de fevereiro.

O início da homenagem foi coordenado pela galerista Ana Coeli Piovesan, que apresentou na íntegra a palestra de Abertura da Semana de 22, proferida por Graça Aranha, “A Emoção Estética na Arte Moderna”, disponível na Galeria Virtual do órgão.

Ontem, o projeto teve continuidade com a palestra online da Professora Renata Cardoso (Ufes), mestra e doutora em Arte, com estudos especiais sobre Anita Malfatti.

Para um público formado por magistrados e servidores da Justiça Federal, além de professores, estudantes e amantes das artes, a professora falou sobre os Desdobramentos da Semana de Arte Moderna, que marcou o início do modernismo no Brasil e tornou-se referência cultural do século XX.

Coordenado pela servidora Gina Valéria Coelho, o evento contou com abertura da juíza federal Enara de Oliveira Olímpio Ramos Pinto (presidente da Comissão de Enfrentamento e Prevenção do Assédio na JFES), que ressaltou a importância da arte como forma de humanização das relações, especialmente e do ambiente jurídico.

Também tiveram participação especial na palestra a galerista Ana Coeli Piovesan, o juiz de Direito e estudante de Artes Ronaldo Domingues de Almeida e o professor adjunto do Departamento de Artes Visuais da Ufes Lincoln Guimarães Dias.