Saúde Para Internet

Em meio à pandemia da Covid-19, além de adotar medidas inovadoras para se adaptar ao atendimento remoto de seus usuários, a Justiça Federal do Espírito Santo também precisou redobrar os cuidados com a saúde física e mental de magistrados e servidores.

Desde o início do regime de trabalho remoto instituído pelo TRF da 2ª Região, em 17 de março, para conter a contaminação pelo Novo Coronavírus, inúmeras ações foram implantadas.

Telemedicina e psicologia online

Uma das primeiras atitudes foi colocar o Serviço de Saúde da Seccional à disposição para atendimento por telefone e Whatsapp. Médicos do trabalho – pneumologista e endocrinologista – e psicólogo lotados na Seccional vêm atendendo diariamente a magistrados e servidores que precisam de apoio.

Como vai você?

Para identificar as principais necessidades e, assim, traçar um plano de ação, também foi realizada uma pesquisa sobre a saúde dos servidores da Justiça Federal durante o isolamento social e trabalho remoto, por meio de um questionário eletrônico com perguntas simples sobre como as pessoas estavam se sentindo e quais eram as suas principais dificuldades.

Informação, a melhor prevenção

Outra estratégia adotada foi a disseminação de informações preventivas. Cartilhas digitais com dicas para combater o estresse do isolamento social e do medo da pandemia, como explicar a pandemia às crianças, bem como a importância do isolamento social e da higiene pessoal, dentre outras, foram distribuídas pelos grupos de WhatsApp que vêm sendo utilizados para comunicação interna e pelo e-mail institucional.

Houve ainda campanha informativa sobre ergonomia e saúde laboral no ambiente de home office. E foi também incentivada a participação de magistrados e servidores no I Ateliê de Saúde e Educação no Trabalho, atividade online promovida pelo TRT21.

Vacinação contra a gripe

Uma verdadeira força-tarefa, coordenada pelo Serviço de Saúde, com o apoio de vários setores administrativos da Justiça Federal, tornou possível a realização de uma campanha de vacinação contra a gripe Infuenza para magistrados, servidores, dependentes, aposentados e terceirizados na sede do órgão em Vitória e nas Subseções de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Linhares e Colatina.

Realizada em sistema ‘drive-thru’, a campanha conseguiu imunizar 600 pessoas. “No interior, praticamente obtivemos 100% de comparecimento dos inscritos. Na sede, 85%. As vagas remanescentes foram redistribuídas no decorrer do processo”, informa o assistente social Joel Cardoso Júnior, coordenador da campanha.

De acordo com o pneumologista Adilson Furieri, “quanto mais gente protegida do vírus influenza, menor a necessidade de se recorrer a hospitais e mais fácil diagnosticar a Covid-19”.

Tela Redonda

Um bate-papo virtual mediado pela diretora da Secretaria Geral, Neidy Aparecida Emerick Torrezani, é realizado toda quarta-feira, para tratar de assuntos relevantes para apoio durante o trabalho remoto.

Batizado de “Tela Redonda”, o programa já tratou de temas como a utilização da plataforma Cisco Webex Meetings para audiências e reuniões com as equipes e uso eficiente do WhatsApp como ferramenta de comunicação e gestão no trabalho.  Nas últimas semanas, incluiu em sua programação, a pedido dos servidores, encontros voltados à saúde emocional.

Três bate-papos nessa linha foram realizados até agora. O primeiro foi sobre “Equilíbrio emocional em tempos de pandemia”, conduzido pelo servidor Roger Croce Pinheiro, com formação em psicologia. Os outros dois foram realizados pelo analista judiciário em psicologia Alexandre Magno, sobre a “Mindfullness”, prática meditativa com foco na atenção plena e na consciência, que traz como benefícios, dentre outros, redução dos níveis de ansiedade, maior poder de concentração, maior consciência corporal e da respiração e regulação do sono.

De acordo com o psicólogo Alexandre Magno, ele continua acompanhando remotamente alguns servidores que já acompanhava antes, mas outros que nunca o haviam demandado procuraram pelo serviço de psicologia nesse período de pandemia. “As queixas mais comuns são ansiedade, insônia e episódios de pânico”, revela.

Para ele, embora a qualidade do atendimento não seja a mesma, “pois o contato presencial e s comunicação não verbal são importantes”, é bom poder oferecer o atendimento remoto neste momento, “pois tem seus efeitos positivos”. Os atendimentos têm se dado por telefone, chamada de vídeo do whatsapp, zoom, Skype e outros aplicativos.

Quem canta os males espanta

Atividades desenvolvidas pela Associação dos Servidores da Justiça Federal (Assejufes), com o apoio da JFES, também colaboram para o bem-estar físico e mental dos servidores nesse período.

Com a ajuda dos recursos de videoconferência, os ensaios do Coral da Justiça Federal continuam. Sob a regência da maestrina Nara Camacho, o grupo já produziu dois vídeos com o objetivo de levar uma mensagem positiva e de resiliência a todos os públicos.

Os vídeos dos coralistas cantando em suas casas contam com a participação especial de crianças, filhos e netos de servidores da ativa e aposentados, com mensagens de amor e esperança que emocionam e encantam. Um dos vídeos, já divulgado no Instagram da Assejufes e da Justiça Federal (jfes_oficial), traz a música “Paciência”, de Lenine. A música, inclusive, inspirou o nome do projeto: “A vida não para”.

Os ensaios acontecem fora do horário de expediente, às quartas-feiras, 20h, pela plataforma Zoom. São realizadas, inclusive, ‘lives’ sobre ritmos brasileiros e instrumentos não-convencionais. Quem não faz parte do coral pode participar como convidado.

Ginástica Laboral

A JFES também incentiva os servidores a participarem da ginástica laboral oferecida por instrutora contratada pela Assejufes. As aulas são realizadas à distância, pelo Instagram, todas as terças e quintas, às 17 às 17h30. Para participar basta acessar o Instagram da associação (@assejufes) nas datas e horário informados.

Siga-nos nas redes sociais Instagram (jfes_oficial) e Twitter (JFES_oficial).