Notebook Zoom

Com o anúncio de descontinuidade da plataforma emergencial de videoconferência Cisco Webex, no final do ano passado, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região e seções vinculadas – do Espírito Santo e do Rio de Janeiro – passaram a utilizar, a partir de 1º de janeiro de 2021, a plataforma Zoom para garantir a continuidade das sessões de julgamentos, audiências e outros atos de forma virtual, uma vez que a JFES continua em trabalho remoto até o dia 26/02/2021.

“Não muda nada, exceto a aplicação”, tranquiliza o servidor Fábio Cassiano Nunes de Oliveira, da Seção de Suporte Técnico de Informática da Justiça Federal capixaba. “As conexões na Seção Judiciária continuam podendo ser feitas por equipamentos de videoconferência, pelo navegador ou por meio do aplicativo da Zoom disponível para os principais sistemas operacionais e dispositivos móveis”, complementa.

A JFES começou a utilizar a nova plataforma nesta semana, em reuniões administrativas, cursos e audiências na capital e do interior. A 1ª Turma Recursal capixaba, inclusive, fez sua primeira sessão de 2021 nesta quinta-feira, 4/2, já na plataforma Zoom, com sustentação de advogados. De acordo com Luís Felipe Surdini Valli, coordenador da secretaria das turmas, não houve qualquer dificuldade. “Tudo correu normalmente”.

A recomendação é que os usuários baixem o aplicativo Zoom com antecedência, em caso de participação em audiências, reuniões e outros atos virtuais.

Tecnologia e produtividade

Fruto de uma parceria desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a empresa de tecnologia Cisco, a ferramenta Webex permitiu, entre abril e dezembro de 2020, de forma gratuita e emergencial, a realização de mais de 1,2 milhão de reuniões, incluindo audiências, julgamentos, seminários e cursos se qualificação. Elas envolveram, segundo o CNJ, mais de 7,5 milhões de participantes em eventos que ultrapassaram um milhão de horas de atividades. A plataforma foi utilizada por 83 tribunais, atendendo a mais de 20 mil usuários.

Na Justiça Federal da 2ª Região (ES e RJ) foram realizadas, no regime de trabalho remoto instituído em março/2020, quase 14,5 milhões de atos judiciais, apenas no ano passado. Já no primeiro mês de 2021, mais de 1,1 milhão de atos judiciais foram praticados virtualmente pelo TRF2 e pelas duas Seções Judiciárias.