Img 9471

A Justiça Federal do Espírito Santo (JFES) realizou na tarde desta quinta-feira, 29, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo, o evento híbrido “Tira-Dúvidas do e-Proc” e Atualização de Cadastro para Advogados.

Os advogados podiam participar do encontro presencialmente, no auditório da Seção Judiciária, em Vitória, ou pela plataforma Zoom de videoconferência, com gravação a ser disponibilizada no canal da OAB no YouTube.

A ação foi promovida em atendimento a uma demanda da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB/ES à Direção do Foro da JFES, em visita realizada no dia 1º de setembro.

‘Parceria permanente’

O juiz federal Fernando Cesar Baptista de Mattos, diretor do foro da Seccional, abriu o evento, saudando os advogados, em especial os membros da Comissão de Prerrogativas presentes, dentre eles: Vinícius Campos Dell’Orto Cardoso (diretor), Luna Ramacciotti (coordenadora do Núcleo de Prerrogativas da Justiça Federal) e Marcus Felipe Botelho.

O magistrado, em seguida, destacou o atendimento híbrido oferecido atualmente pela Justiça Federal: “É o advogado que escolhe se quer ser atendido presencialmente ou de forma remota”.

Fernando Mattos afirmou, ainda, que o órgão estará sempre de portas abertas para a realização de eventos sobre e-Proc. “O advogado é essencial à Justiça, tem que ser sempre bem atendido e poder tirar suas dúvidas”.

O diretor do foro ressaltou a relação harmoniosa que sempre existiu entre a Justiça Federal e a OAB e reforçou que essa parceria é permanente.

Img 9440 2

Luna Ramacciotti, advogada coordenadora do Núcleo de Prerrogativas da Justiça Federal da OAB/ES, e Fernando Mattos, juiz federal diretor do foro da JFES

‘Aprimorar a relação’

A advogada Luna Ramacciotti falou em nome da OAB. Explicou que o objetivo do evento seria atender às demandas dos advogados que os procuram com alguma dúvida sobre o sistema e-Proc – dúvidas de manejo, questões referentes a protocolos, a contagem de prazos, etc.

A coordenadora agradeceu a oportunidade de realizar o evento e revelou que aquele poderia ser o primeiro de outros em parceria com a Justiça Federal, “no sentido de trabalharmos para facilitar o acesso tanto do advogado quanto do magistrado, quando recebe uma petição no sistema e-Proc”.

Luna Ramacciotti parabenizou a JF pelo e-Proc e por ter sido pioneira, no Estado, na digitalização dos processos. “Temos, aqui, na Seção do Espírito Santo, todos os processos digitalizados, inclusive aqueles que advieram do Apolo. Então, não poderia deixar de registrar aqui essa atenção da Justiça Federal – Seção ES, com a advocacia. Que possamos aprimorar ainda mais essa relação com a realização de eventos, tanto presenciais quanto virtuais”.

Perguntas e respostas

As servidoras e servidor responsáveis pelo atendimento aos usuários do e-Proc, Renata Simon Fernandes, Silvana Lúcia Braselina Rodrigues e Gabriel Henrique Lima Gomes, deram início à primeira parte do evento, na qual responderam as dúvidas previamente encaminhadas pelos advogados para o e-mail duvidaseproc@jfes.jus.br, criado especialmente para a ocasião.

Em seguida, a equipe abriu espaço para perguntas presenciais e esclareceu as dúvidas mais frequentes que recebem diariamente.

Diretores de secretaria de primeiro e segundo grau de jurisdição também participaram do encontro, tirando suas próprias dúvidas e orientando os advogados em relação ao envio processos pelo e-Proc: Gustavo Maranhão (1º Juizado Especial Federal), Wladimir Barbosa Aires (4ª Vara Federal Cível) e Luís Felipe Surdini Valli (Turmas Recursais).

Paralelamente, no foyer do auditório, a diretora da Divisão de Apoio Judiciário, Ana Carla Marques dos Santos, ficou à disposição para eventuais atualizações de cadastros de advogados no sistema.

Onde tirar suas dúvidas

Para quem não participou do Tira-Dúvidas do e-Proc ou participou e gostaria de rever as informações apresentadas, o evento foi gravado e disponibilizado no canal da OAB/ES no YouTube.

O portal da Justiça Federal do Espírito Santo também oferece um link com as respostas para perguntas frequentes relativas ao sistema processual (https://www.jfes.jus.br/servicos/faq/).

Outra opção é acionar a equipe de atendimento aos usuários do e-Proc pelo Whatsapp: 27-99247-7884.

Img 9501

Ao lado da advogada, os servidores: Silvana Braselina, Felipe Valli e Renata Fernandes

 

Img 9424

A diretora da Divisão de Apoio Judiciário Ana Carla Marques, na atualização de cadastros de advogados no sistema e-Proc

 

Img 9512

Representantes da Justiça Federal e da OAB/ES no evento