22 é Dia De Arte Site E Intranet

A Justiça Federal do Espírito Santo (JFES) promove, no dia 22 de novembro, às 18h, palestra com a professora, escritora e pesquisadora capixaba Bernadette Lyra, com o tema “A Experiência do Cinema e a Semana de Arte Moderna”.

O evento faz parte do projeto “22 é Dia de Arte” da JFES que, por meio de sua Galeria e em parceria com a advogada e galerista Ana Coeli Piovesan, realiza neste ano eventos mensais em celebração ao centenário da Semana de 22.

A palestra será gratuita e presencial, tendo como palco o auditório da sede do órgão, em Vitória (Rua Marechal Mascarenhas de Moraes, 1877, Monte Belo). Todos estão convidados e não é necessário se inscrever.

A palestrante

Bernadette Lyra nasceu em Conceição da Barra/ES é pesquisadora em cinema com pós-doutorado na Sorbonne, em Paris. Atualmente é professora emérita da Ufes e também integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom-Ufes).

Escritora de ficção, com prêmios literários obtidos por todo o país, Lyra tem trabalhos em antologias, revistas e jornais do Brasil e do exterior. Alguns livros de ficção publicados: Memórias das ruínas de Creta (1997, 2ª ed. 2018), finalista do prêmio Jabuti no ano de lançamento; Tormentos ocasionais (1998); O parque das felicidades (2009); A capitoa (2014); Água salobra (2017); Ulpiana (2019). Como pesquisadora de cinema cunhou o termo “Cinema de Bordas” e recentemente publicou “O jogo dos filmes” (2018); entre outras obras.

Cinema e modernidade

Sobre o tema de sua palestra, a escritora destaca:

“Toda uma estética da modernidade brota com a invenção do cinema. E a existência do cinema, inventado 27 anos antes de 1922, é simplesmente uma das causas responsáveis pela existência de movimentos culturais como a Semana de Arte Moderna, em São Paulo. A experiência do cinema é um ponto de condensação das novas formas de organização dos ‘modos de ver’ correlatos àquilo que chamamos de ‘modernidade’. No entanto, a Semana de Arte Moderna programou poesia, música, pintura, escultura, palestras. Mas o Cinema – a arte moderna por excelência, a filha da técnica – não teve vez entre os artefatos ditos modernistas.”

Para saber mais, compareça ao evento!

Por meio de sua Galeria, a Justiça Federal busca uma aproximação cada vez maior da sociedade.

SERVIÇO

Projeto 22 é Dia de Arte

Palestra: A Experiência do Cinema e a Semana de Arte Moderna

Convidada: Bernadette Lyra, professora da Ufes, escritora e pesquisadora

Dia: 22/11/2022, terça-feira

Hora: 18 horas

Local: auditório da Justiça Federal do Espírito Santo (Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 1877, Monte Belo, Vitória)