20230411 154929

O diretor do foro Rogerio Moreira Alves (ao centro), com os juízes que estarão ao seu lado no biênio 2023/2025: Américo Bedê Freire Junior e Ronald Krüger Rodor

Assumiu no dia 14 de abril a Direção do Foro da Justiça Federal do Espírito Santo (JFES) o juiz federal Rogerio Moreira Alves, titular do 3º Juizado Especial Federal de Vitória e membro, na classe dos juízes federais, do Tribunal Regional Eleitoral do Estado.

O magistrado foi designado em ato do Tribunal Regional Federal da 2ª Região para o biênio 2023-2025, juntamente com os juízes federais Américo Bedê Freire Junior (titular da 2ª Vara Federal Criminal), na vice-direção do foro, e Ronald Krüger Rodor (titular da 3ª Vara Federal de Execução Fiscal), como substituto eventual nas ausências concomitantes do diretor e do vice-diretor.

Solenidade simbólica

Em solenidade realizada no dia 11/4, na Sede da JFES, em Vitória, o juiz federal Fernando Cesar Baptista de Mattos, ainda diretor do foro, transmitiu o cargo, de maneira simbólica, para Rogerio Moreira Alves.

Participaram da solenidade juízas e juízes federais, servidoras e servidores da área administrativa.  Também presente o desembargador federal aposentado Antonio Cruz Netto, que iniciou sua carreira na magistratura como juiz da SJES.

Fernando Mattos despediu-se da Direção, após biênio iniciado em abril/2021, agradecendo o apoio fundamental do TRF da 2ª Região, desde sua indicação para o cargo, feita pelo então desembargador federal Messod Azulay Neto, que ocupava a Presidência do órgão, hoje ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), aos servidores da área administrativa, na pessoa da diretora da Secretaria Geral em sua gestão, Cristiene Ginaid de Souza Cupertino de Castro, e dos servidores da 4ª Vara Federal, onde ocupa a titularidade, por meio do diretor de secretaria, Wladimir Barbosa Ayres.

20230411 151235

O juiz federal Fernando Cesar Baptista de Mattos (no púlpito) transmitiu simbolicamente o cargo de diretor do foro ao sucessor e falou das principais ações da Dirfo no biênio que se finda

Retrospectiva

O magistrado citou ainda algumas de suas realizações no período, como o retorno das atividades do Centro Cultural Justiça Federal e do Centro de Memória à JFES; a instalação do Núcleo de Justiça 4.0 – Previdenciário, cujo titular é o juiz federal Alceu Maurício Junior; a conclusão do projeto piloto para migração integral dos processos do sistema Apolo já arquivados para o sistema e-Proc, concluída graças a uma ferramenta desenvolvida pela JFES, e a economia que essa migração proporcionou, “porque nós pudemos nos desfazer de uma licença que nós tínhamos com uma empresa de informática, que gerava esse custo”; a melhoria na estrutura das funções administrativas, com a consequente valorização dos servidores que atuam na área, dentre outras.

Agradecimentos e sucesso

Ao final, Fernando Mattos agradeceu “especialmente a todos os senhores por todos esses meus mais dois anos na Direção” e desejou “muito sucesso ao Dr. Rogerio, ao Dr. Américo e ao Dr. Ronald.  Dr. Rogerio foi servidor aqui da Justiça Federal, é uma pessoa que conhece intensamente a Administração, já participou aqui várias vezes, ou como vice-diretor do foro ou como juiz coordenador da Central de Mandados, então eu desejo, ao colega Rogerio todo o sucesso.  Tenho certeza de que todos darão uma contribuição muito grande”, finalizou.

Apresentação

Rogerio Moreira Alves iniciou sua fala cumprimentando o desembargador federal aposentado Antonio Cruz Netto e os magistrados presentes – Alexandre Miguel, Maria Claudia de Garcia Paula Allemand, Enara de Oliveira Olímpio Ramos Pinto, Francisco de Assis Basilio de Moraes, Aylton Bonomo Junior e Alceu Maurício Junior – , a servidora Adriana Queiroz, que já atuou com ele algumas vezes, e os servidores Sergio Batista Pimentel (diretor de secretaria) e Tiago Fraga, do 3º Juizado.

Em seguida, lembrou de fatos marcantes de sua trajetória na JFES, onde entrou como servidor aos 19 anos.  Foi praticamente um ‘servidor-estagiário’, como chamou, pois, apesar de estar cursando Direito, não havia iniciado as matérias de Processo Civil. “Há quase 29 anos, um outro diretor do foro, Dr. José Ferreira Neves Neto [hoje desembargador federal do TRF2], me deu posse no cargo de Atendente Judiciário, aqui na Justiça Federal”, lembrou.

“Fui lotado na 1ª Vara. Era então meu terceiro cargo público”.  Em pouco tempo, assumiu a assessoria do juiz federal substituto e ali, minutando decisões, sentenças, secretariando audiências, aprendeu a “tomar gosto” pelas atribuições. Mesmo assim, não era seu “projeto de vida ingressar na magistratura”.

Abdicou do cargo de ‘fiscal do INSS’, concurso em que obteve o primeiro lugar, e assumiu a direção de secretaria da 3ª Vara Federal Cível, em 1998, saindo em 2001, para tomar posse como juiz federal substituto do TRF2.

Em 2006, já juiz titular, foi removido para o 3º Juizado Especial de Vitória, que ainda funcionava na Casa do Cidadão. Entre 2007 e 2012, cumulativamente exerceu função na Turma Recursal. Entre 2011 e 2013, atuou na Turma Nacional de Uniformização.  E, nos últimos dois anos, atua na representação da classe dos juízes federais perante o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo.

Whatsapp Image 2023 04 11 At 16.55.29

O novo diretor do foro, juiz federal Rogerio Moreira Alves, fez uma retrospectiva de seus 29 anos na Justiça Federal, onde começou como atendente judiciário

Novo capítulo

Após quase 30 anos de serviço público, “agora se abre esse novo capítulo, esse novo desafio, de Direção do Foro, função para a qual nenhum juiz é preparado”.

“Para exercer essa função eu conto com a colaboração de todos, porque essa é uma obra coletiva. A Direção do Foro tem o seu sucesso atrelado, é um sucesso que depende de todos e que beneficia a todos”, disse, firmando o compromisso de que a função “seja exercida de forma compartilhada os colegas Américo Bedê e Ronald Krüger, respectivamente vice-diretor do foro e juiz substituto eventual”.

Para esse novo desafio, indicou, para exercer a direção da Secretaria Geral o servidor Roger Croce Pinheiro, com quem compartilha “ideias associadas a modelos de gestão”, não sem antes louvar a experiência e a competência da então diretora, Cristiene Ginaid, que assumirá, a seu convite, a área de orçamento e finanças.

O magistrado concluiu sua fala lembrando de sua atuação como juiz supervisor da Central de Mandados, há 16 anos, e da importância do trabalho dos oficiais de justiça.  “Eles são a cara da Justiça Federal nas ruas.  Não é um trabalho fácil”, afirmou, apresentando, em seguida, o juiz federal Rodrigo Reiff Botelho (titular da 2ª Vara Federal de Execução Fiscal), que assumirá “esse importante trabalho”.

20230411 154416

Roger Croce Pinheiro (atual diretor da SG), Rogerio Moreira Alves (Dirfo), seu oficial de gabinete no 3º JEF Tiago Fraga Nogueira e diretor de secretaria Sérgio Batista Pimentel

20230411 154208

Magistrados e magistradas: Francisco Basilio, Rogerio Alves, Ronald Krüger, Fernando Mattos, Enara Olímpio, Américo Bedê, des. fed. Cruz Netto, Alexandre Miguel, Maria Cláudia Allemand, Rodrigo Reiff, Alceu Mauricio Junior e Aylton Bonomo