89688899 1463661693792356 4056107191430062100 N(1)

Autoridades dos três órgãos descerraram a placa em homenagem à inauguração

A Justiça Federal e os Ministérios Públicos Federal e do Trabalho (MPF e MPT) inauguraram, em solenidade no dia 4/3, sede compartilhada no município de Colatina/ES.

O evento contou com a presença do desembargador federal do TRF da 2ª Região Luiz Antonio Soares, da juíza federal diretora do foro da JFES Cristiane Conde Chmatalik, do procurador-chefe do MPF-ES Edmar Gomes Machado, do procurador-chefe do MPT-ES Valério Soares Heringer, do presidente da 1ª Subseção da OAB – Colatina Cristiano Rossi Cassaro, do procurador da República no município de Colatina Malê de Aragão Frazão, do procurador do Trabalho e coordenador da Procuradoria do Trabalho no município de Colatina Marcos Mauro Rodrigues Buzato.

Também prestigiaram a solenidade o juiz federal titular da Vara Federal colatinense Marcelo da Rocha Rosado, servidores e representantes de movimentos sociais.

Compartilhamento

O compartilhamento de sede entre a justiça federal e os ministérios públicos Federal (MPF/ES) e do Trabalho (MPT/ES) em Colatina foi firmado em 20 de fevereiro de 2019, com a celebração de um termo de acordo de cooperação, por meio do qual foram divididas as responsabilidades sobre o custeio da sede, que inclui aluguel, segurança, limpeza, manutenção predial, impostos prediais, elevador, energia e água das áreas comuns, internet e outros.

A principal motivação do termo foi o interesse recíproco na redução das despesas no custeio da manutenção básica das três unidades, haja vista a necessidade de ajuste orçamentário pelo contingenciamento imposto aos órgãos federais.  com o compartilhamento da sede, a economia em termos orçamentários deverá alcançar até 50% por ano.

o novo espaço compartilhado foi aberto ao público no dia 07 de janeiro de 2020, após as adequações necessárias terem sido realizadas pelo proprietário, com supervisão dos engenheiros dos três órgãos.  a mudança para a nova sede foi realizada durante o recesso, entre os dias 20 de dezembro de 2019 e 06 de janeiro de 2020, sem prejuízo, portanto, ao atendimento dos usuários.

O local dispõe de instalações melhores, com acessibilidade plena, uma vez que todos os ambientes permitem o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, inclusive os sanitários, dispostos em todos os andares e acessíveis por gênero.

A segurança também ficou reforçada, já que o prédio todo é ocupado por órgãos públicos, com uma portaria central, estacionamento com mais vagas e áreas compartilhadas como auditório, dentre outras.

As unidades da Justiça federal, da PRM e da PTM em Colatina atendem aos seguintes municípios do noroeste do Espírito Santo: Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Colatina, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã e Vila Valério.

Na entrada da nova sede compartilhada

Na entrada da nova sede compartilhada, o des. fed. Luiz Antonio Soares, a diretora do foro Cristiane Conde Chmatalik e o juiz federal Marcelo da Rocha Rosado