Com a diretora do foro, os juízes federais Fernando Mattos e Rogerio Alves

Em sessão realizada em 1º/7, foram empossados como membro titular e suplente da classe dos juízes federais, no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), os juízes federais Fernando Cesar Baptista de Mattos e Rogerio Moreira Alves, respectivamente.

Presidida pelo presidente do Tribunal, desembargador Annibal de Rezende Lima, a sessão contou com a presença dos membros daquela Corte desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, vice-presidente e corregedor regional eleitoral do Espírito Santo, Adriano Athayde Coutinho, Rodrigo Marques de Abreu Júdice, Ubiratan Almeida Azevedo e Heloísa Cariello, além da procuradora regional eleitoral Nadja Machado Botelho e do diretor geral Alvimar Dias Nascimento.

 

Diretora do foro

Junto à mesa de honra da cerimônia tomaram assento o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Sergio Luiz Teixeira Gama; o corregedor geral da Justiça do Espírito Santo, desembargador Samuel Meira Brasil Junior; e a diretora do foro da Seção Judiciária do Espírito Santo, juíza federal Cristiane Conde Chmatalik.

Também presentes à solenidade, os desembargadores do TJES Adalto Dias Tristão, decano, Manoel Alves Rabelo, Namyr Carlos de Souza Filho, Arthur José Neiva de Almeida e Jorge Henrique Valle dos Santos; os juízes federais Ricarlos Almagro Vitoriano Cunha (4ª VF-Cível de Vitória) e André Luiz Martins da Silva (1ª VF-Cachoeiro de Itapemirim); o conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil – Espírito Santo, Luiz Claudio Allemand, dentre outras autoridades.

O juiz federal Fernando Mattos adentrou ao Plenário ladeado pelo desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa e pelo membro titular da classe dos juízes estaduais Ubiratan Almeida de Azevedo. Em seguida, o juiz federal leu o termo de  compromisso regimental, prometendo “desempenhar com fidelidade os deveres do meu cargo, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição Federal e as leis, distribuindo serena Justiça e pugnando pelo seu prestígio e autoridade”.

Saudação

Aceito o compromisso pelo presidente do órgão, foi lavrado o termo de posse, assinado em seguida pelo magistrado Fernando Mattos. Na sequência, a juíza Heloísa Cariello fez o discurso de saudação que pode ser lido aqui. Em sua fala, Fernando Mattos agradeceu a todos pela presença, saudando ainda “a doutora Cristiane Conde Chmatalik, a minha amiga na Justiça Federal de todos os momentos, nos momentos bons e nos momentos ruins”. Fez menção especial aos seus pais Norton e Luísa, esta última presente à sessão, “se eu sou alguma coisa na vida eu devo ao exemplo que eles me deram”, “na verdade sou mais é o filho da Luísa e do Norton do que qualquer outra coisa na minha vida”. Fez referência ainda às suas filhas, Maria Fernanda e Ana Carla, “muitas vezes elas não puderam compartilhar alguns momentos importantes da minha carreira, principalmente as posses no CNJ. Vocês estarem aqui hoje é momento de muita felicidade”, afirmou.

Agradecimento ao TRF2

O juiz federal agradeceu ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região “pela indicação do meu nome”, ressaltando que “este era um sonho que eu acalentava, é um sonho que hoje eu estou conseguindo realizar de estar aqui como membro titular”. “Não existe nenhum ramo do Poder Judiciário que é melhor do que outro. Cada um de nós é fruto de uma formação, cada um de nós é fruto de um processo histórico. O mais importante é que cada um de nós estabeleça uma contribuição e dê a sua contribuição cada dia, e acho que esse conjunto do TRE é a prova disso, onde há representante da Justiça Estadual, da Justiça Federal,
da advocacia, para afirmação do Estado Democrático de Direito e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse o magistrado.

“Então é com esse espírito de aprendizado, de humildade, mas de querer fazer o melhor serviço em prol da nossa cidadania e da vontade democrática da população que eu assumo aqui como membro do TRE”, concluiu.

Suplente

O presidente do TRE-ES explicou, na oportunidade, que, “embora o regimento interno da Casa preveja que a posse do juiz suplente se dará na Presidência, em solenidade singela, mas considerando que o dr. Rogério Moreira Alves, escolhido membro da Corte na condição de suplente, representando também a classe dos juízes federais, nos honra com sua presença nessa ocasião, eu peço vênia aos pares para convidar dr. Rogerio para assinar também nessa oportunidade o termo de posse e fazer o compromisso”, o que foi feito em seguida.

‘Colaboração inestimável’

Fernando Mattos, com o desembargador Annibal Rezende (pres. TRE/ES)

Antes de declarar encerrada a sessão, o presidente do TRE-ESregistrou que Fernando Mattos e Rogerio Moreira Alves sucediam naquela Corte “ao Dr Marcus Vinícius e à Dra Cristiane, que, nesses dois anos, prestaram uma colaboração grande, inestimável, prestimosa à Justiça Eleitoral capixaba. De maneira que, em nome da Corte eu agradeço ao doutor Marcus Vinícius, que não pode estar presente, por intermédio da Dra Cristiane, a participação deles ao longo desses dois anos nessa Corte eleitoral”.

“Fico muito feliz em presidir a solenidade de posse do doutor Fernando, amigo pelo qual tenho laços de estima e sentimentos de admiração. Sem dúvida nenhuma uma das melhores figuras da 10 Fernando Mattos, com o desembargador Annibal Rezende (pres. TRE/ES) magistratura brasileira, que hoje honra a classe, representando-a junto ao Conselho Nacional de Justiça. É um privilégio para mim receber Vossa Excelência nesta ocasião como presidente da Corte. Quero, portanto, agradecer a todos, fazer um registro especial de que está aqui a dra. Luísa Baptista de Mattos, mãe do Dr. Fernando, procuradora de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, que nos honra e nos prestigia com a sua presença nesta oportunidade”, encerrou o desembargador Annibal de Rezende Lima.

 

 

Membros do TRE/ES e autoridades que prestigiaram o evento