A Justiça Federal sediou nos dias 27 e 28/06 e 4 e 5/7, em seu auditório, o programa de inovação “HubGov” para servidores do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo – TCEES.

O auditório da Justiça Federal será palco do HubJus do TCEES,
novamente, nos dias 1 e 2/8

A abertura do evento foi feita pelo presidente do órgão, conselheiro Sérgio Aboudib, que agradeceu à diretora do foro da Seccional
capixaba, juíza federal Cristiane Conde Chmatalik, pela cessão do espaço e apoio ao evento. Ele registrou que começava a se despedir, pois está encerrando o seu segundo mandato, pautado pelo planejamento estratégico como forma de gestão. “Essas ideias estão incorporadas à instituição, que eu considero o melhor tribunal e contas do país”. “Somos o único Estado nota ‘A’ no Brasil e isso só foi possível com planejamento e capacidade de adaptação às novas ferramentas de TI”, afirmou, destacando o binômio tecnologia – planejamento como responsáveis pelo sucesso alcançado.

Em seguida, André Tamura, diretor da WeGov, empresa que ministra a capacitação, explicou um pouco sobre a empresa e a proposta de “inovar para resolver problemas”, ressaltando que “não é qualquer instituição que se propõe a trabalhar dessa forma”.

 

Participando do primeiro painel, a diretora do foro fez sua própria apresentação dizendo que está há 14 anos no Espírito Santo e que sua experiência no HubJus (curso ministrado em 2018 para gestores da JFES) fez com que ela tivesse vontade de estudar Administração.

Leanderson Cordeiro (TCEES), Cristiane Conde Chmatalik (JFES), Sergio Aboudib(TCEES), André Tamura (WeGov), Fabiano Barros (TCEES) e Marília Assis (WeGov)

Cristiane Conde Chmatalik afirmou ter buscado inspiração para criação do Laboratório de Inovação da JFES e a realização do HubJus nos exemplos das Seccionais de São Paulo e do Rio Grande do Norte. O evento na SJES serviu para despertar nas pessoas aimportância dessas questões e chamá-las para participar da Solução.

A juíza federal falou ainda sobre as ideias surgidas no HubJus e sua implantação na JFES, além do uso do Laboratório de Inovação na discussão da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), com participação da conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Maria Tereza Uille.

Por sua vez, a outra participante do debate, Nara Caliman, do governo do Estado, apontou as grandes possibilidades do evento e o apoio da alta gestão como componentes importantes para a inovação, além das redes que se formam com a integração das instituições.