Whatsapp Image 2023 05 29 At 14.16.09

Design Sem Nome

Juiz federal Rogerio Alves (diretor do foro da SJES), des. federal Ricardo Teixeira (presidente do TRF4), juiz federal Eduardo Brandão (diretor do foro da SJRJ) e des. federal Guilherme Calmon (presidente do TRF2)

O presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama, e os diretores do foro das Seções Judiciárias do Espírito Santo (SJES) e do Rio de Janeiro (SJRJ) – respectivamente, juízes federais Rogerio Moreira Alves e Eduardo André Brandão de Brito Fernandes – participaram na semana passada do Encontro de Diretores do Foro, realizado nos dias 18 e 19/05, em Curitiba/PR.

Promovido pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), o evento reuniu na Seção Judiciária do Paraná, na capital, além dos diretores do foro da Justiça Federal das seis regiões do país, presidentes dos Tribunais Regionais Federais e outras autoridades.

A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura, por meio de videoconferência, abriu os trabalhos do encontro no dia 18, destacando que “A gestão eficiente dos foros é essencial para assegurar a celeridade processual, a prestação jurisdicional de qualidade e o acesso à justiça aos cidadãos. Neste momento desafiador, em que todos os gestores públicos enfrentam a constante busca pela otimização dos recursos e o aprimoramento dos serviços prestados, é essencial a criação de espaços de interação e colaboração entre os dirigentes das unidades judiciárias”.

A ministra acrescentou ainda que essa estratégia permite a busca de soluções para desafios que são comuns, pois a troca de experiências com compartilhamento de boas práticas e de inovações é elemento chave para o aprimoramento da gestão. “Os objetivos deste encontro são claros e direcionados, buscando-se discutir temas de interesse comum, promovendo a integração, a colaboração e a comunicação. Acredito que, nestes dois dias, teremos debates produtivos, aprendizado mútuo e estabelecimento de parcerias duradouras e que daqui todos possam sair com novas ideias e inspiração renovada”.

Anfitrião do evento, o diretor do Foro da SJPR, José Antonio Savaris, disse ser uma honra reunir diretores do Foro das Seções Judiciárias na sede da seccional, “Acredito que este encontro vai fortalecer a imagem da Justiça Federal no seu compromisso com a excelência na prestação jurisdicional”.

Ainda na abertura, o presidente do TRF4, desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira, reforçou a necessidade de compartilhamento das iniciativas na Justiça Federal, “Temos problemas comuns a serem resolvidos e precisamos trabalhar racionalmente o uso dos nossos recursos humanos e materiais. Quanto mais compartilharmos, certamente mais frutos colheremos”.

Além dos já mencionados, também compuseram a mesa de honra o presidente do TRF2, desembargador Guilherme Calmon Nogueira da Gama; o presidente do TRF4, desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira; a presidente do TRF6, desembargadora Mônica Sifuentes; o secretário-geral do CJF, Daniel Marchionatti.

*Com foto e informações do TRF4 e do TRF1