Novembro Azul

Após o Setembro Roxo e o Outubro Rosa, a Justiça Federal do Espírito Santo adere este mês à campanha Novembro Azul.

Lançada internacionalmente, na Austrália, em 2003, a campanha Novembro Azul busca sensibilizar e conscientizar os homens em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata.

Prevenção

O câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial, por isso a necessidade de avaliação periódica, a partir dos 40 anos, por um médico especializado. Quando detectado no início, a chance de cura é de 90% dos casos.

Segundo o Ministério da Saúde, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. O SUS oferece tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, como prevê a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC).

Dentre os exames estão: biopsia de próstata, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de próstata (via transretal) e a dosagem de antígeno prostático especifico. Entre os exames para diagnóstico estão ainda exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos.

Fonte: Ministério da Saúde