Tela Redonda Felipe Rigoni

No Tela Redonda realizado no dia 21/10 o deputado federal Felipe Rigoni, de 29 anos, debateu o tema “A Educação e a Inovação como Caminho”.

Capixaba, o deputado é formado em Engenharia de Produção e tem mestrado nos Estados Unidos.  Ele está em seu primeiro mandato e é o primeiro parlamentar cego do Congresso Nacional.

Rigoni começou sua explanação relatando que o Brasil tem três desafios para dar um salto de qualidade para o futuro:

  • avançar no ensino técnico;
  • implementar a máxima digitalização dos serviços públicos;
  • promover a inovação científica com maiores investimentos na área.

Ele exemplificou que o Brasil só tem 7% de trabalhadores com cursos técnicos enquanto que na Alemanha esse percentual é de 42%.

Também disse que se todo o serviço público brasileiro passível de ser digitalizado o fosse, isso representaria uma economia de 37 a 38 bilhões de reais por ano, somente na esfera federal.

Falou, por fim, que Educação e Inovação não é “um” caminho, mas sim o “único” caminho. Não tem outro.

Desigualdade social

Perguntado se o serviço público no Brasil deu errado, o palestrante respondeu que o problema não está no servidor público mas sim no sistema em que ele está inserido. Exemplificou isso dizendo que Inglaterra e Brasil arrecadam os mesmos 34% do seu PIB em impostos, mas, quando isso é gasto na Inglaterra representa uma diminuição de 37% da desigualdade social, ao passo que no Brasil, apenas 14%.

Quando lhe pediram exemplos estrangeiros de educação e digitalização do serviço público o deputado citou o caso da Estônia e dos países do mar Báltico onde só não dá para fazer três coisas digitalmente: casar, separar e transferir a propriedade de um imóvel.

Tecnologia 5G

Indagado sobre o assédio que o Brasil vem sofrendo pelos detentores da tecnologia 5G, o deputado disse que independe de quem vai instalá-la aqui, desde de que seja a mais adequada para a demanda nacional. Citou o caso da tecnologia chinesa onde a criptografia é tão poderosa que nem quem a inventou conseguiu quebrar o próprio código, mas também advertiu que a tecnologia 5G será difícil de ser implantada pois demanda muitas antenas para distribuir o sinal, que é de curto alcance.

O deputado é relator de um projeto de lei que visa padronizar e traçar diretrizes gerais para a coordenação da digitalização do serviço público nas três esferas administrativas e nos três poderes, evitando que o cidadão fique perdido em dezenas de aplicativos para acessar esses serviços.

Serviço

O bate-papo virtual ‘Tela Redonda’ foi criado durante o período de trabalho remoto da Justiça Federal do Espírito Santo, instituído a partir de 17/03/2020.  Ele acontece todas as quartas-feiras, com convidados que debatem vários temas, como gestão, capacitação, educação, questões sociais, dentre outros.  O evento, coordenado pela Seção de Desenvolvimento de Pessoas e Estágio (Sedpe/NGP) da JFES, acontece pela plataforma de videoconferência Cisco Webex.  Acompanhe os próximos temas pelo Instagram da JFES – @jfes_oficial.

Para mais notícias da Justiça Federal, siga-nos nas redes sociais Instagram (jfes_oficial) e Twitter (JFES_oficial).