A Galeria Virtual da Justiça Federal do Espírito Santo apresenta na quinta-feira, 22/9, uma nova ação do projeto “22 é Dia de Arte”, em homenagem ao Centenário da Semana de Arte Moderna. Será aberta a exposição virtual e presencial: “Transbordar”, da artista plástica capixaba Luciana Faria.

Luciana pesquisa questões contemporâneas da pintura como a figuração e o diálogo com a fotografia. “A pintura protagoniza meu trabalho, sendo que, ao longo da minha trajetória, cedeu lugar para a linha, onde bordados entram como cor, ora como desenho. A paisagem é algo que me atravessa e é recorrente no meu trabalho. Parto de fotografias feitas por mim mesma, imagens de filmes e de memórias, no qual, algum ponto de interesse será mais realçado na composição. Cada vez mais me interesso pelos trabalhos construídos lentamente, pelo artesanal, pelo tempo do fazer, pelo ir e vir entre uma técnica e outra.”

Nascida e criada em Vitória, a artista declara que o azul e verdes intensos da cidade/ilha “transbordam” em seu trabalho, onde suas memórias de infância são ressignificadas. “Esta série Transbordar foi resultado da experiência do isolamento, das incertezas, medos e saudades que a pandemia reforçou. Este mar que sempre esteve em meus olhos, não se conteve em mim, se espalhou em várias direções, que impetuosamente, ultrapassou o limite das margens e se derramou”, revela, no texto de apresentação da exposição.

As obras de Luciana ficarão expostas na Galeria Virtual da Justiça Federal e também, fisicamente, no espaço cultural do órgão, em Vitória/ES. A abertura virtual do evento será realizada no dia 22, às 16h, pela plataforma Zoom de videoconferência, e, presencialmente, às 16h30.

Para participar do evento virtual, baixe antes o aplicativo/programa.

Serviço:

Projeto 22 é dia de arte

Exposição: “Transbordar”, de Luciana Faria

Período: De 22/09 a 25/10/22

Abertura: 22/09/2022, quinta-feira, às 16h (pelo Zoom: https://jfes-jus-br.zoom.us/j/86287972572) e às 16h30 (presencialmente, na sede da Justiça Federal: Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 1877, Monte Belo, Vitória)