Dando continuidade ao projeto “22 é dia de arte”, realizado pela Justiça Federal do Espírito Santo em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, na última quinta-feira, dia 14, foi realizado, pela plataforma de videoconferência Zoom, o bate-papo virtual “O Modernismo na Literatura Brasileira e do Espírito Santo”.

O palestrante foi o advogado, professor, escritor e mestrando em Letras pela Ufes, Anaximandro Amorim, que discorreu sobre as influências pré-modernas no mundo e no Brasil, falou sobre o nascimento do modernismo em terras capixabas, como a realização da “1ª Semana dos Novos”, em 1963, promovida por Xerxes Gusmão Neto, e o lançamento do primeiro romance considerado modernista, “A oferta e o altar”, do juiz de Direito e escritor Renato Pacheco, em 1964.

Anaximandro

Anaximandro Amorim

 

A Pedra E O Altar

“A Oferta e o Altar”, do escritor e juiz de Direito Renato Pacheco, é considerado o primeiro romance modernista capixaba

Mesmo com esse “abraço tardio” ao Modernismo, vários poetas (neo-)parnasianos/simbolistas conseguiram predominar na cena literária capixaba até meados dos anos 1950.

Apesar disso, em sua opinião, a literatura capixaba só se lançou realmente ao modernismo na década de 1980.  Foi a partir dessa década que a literatura brasileira produzida no Espírito Santo se tornou totalmente “moderna”. O palestrante destacou ainda a riqueza da produção literária local.

Apesar de dividir opiniões até hoje é inegável o legado da Semana de Arte Moderna de 1922.

O próximo evento sobre o tema, em agosto, será sobre o folclore, adiantou a galerista Ana Coeli Piovesan, colaboradora do projeto que é coordenado pela servidora Gina Valéria Coelho, também responsável pela Galeria Virtual e pelas exposições do foyer do auditório da Sede.

 

Eventos já realizados:

  • Dia 22/fev – Início da celebração da Semana de 22 com a apresentação da conferência de abertura da Semana de 22, “A emoção estética na arte moderna”, de autoria do escritor, magistrado e diplomata Graça Aranha, e proferida por ele na abertura do evento, no Teatro Municipal de São Paulo.
  • Dia 22/mar – A professora Renata Cardoso falou sobre os Desdobramentos da Semana de 22 nas artes plásticas, em palestra virtual.
  • Dia 28/abril – Palestra on-line “A invisibilidade de artistas negros e negras na Semana de 22”, com a professora Maria José Corrêa, do Ifes.
  • Dia 31/maio – Palestra e lançamento da exposição virtual “O Espírito do Olhar”, de Gilbert Chaudanne.
  • Dia 22/junho – Abertura da exposição “100 anos de Modernismo”, do artista plástico Jorge Solé, no foyer do auditório da Justiça Federal, em Vitória.