22 é Dia De Arte

A Galeria Virtual da Justiça Federal do Espírito Santo apresentou, na tarde de 22 de agosto – Dia Internacional do Folclore -, mais uma ação do projeto “22 é Dia de Arte”, em homenagem ao Centenário da Semana de Arte Moderna: a palestra on-line “O Modernismo e a Cultura Popular”.

A palestrante convidada foi a especialista em Patrimônio Imaterial Brasileiro pela Unesco e membro colaboradora da Comissão de Folclore do ES, Joelma Consuelo.

Joelma destacou que ‘falar de folclore é falar das pessoas’ e que a maior contribuição da Semana de Arte Moderna de 1922 para a cultura popular foi o reconhecimento da realidade brasileira.

Até aquele momento, segundo a palestrante, só era reconhecida no Brasil a arte europeia. ‘E o Espírito Santo – assim como o País – é um caldeirão de raças’, ressaltou a convidada, parafraseando o jornalista capixaba Rogério Medeiros.

‘Foi a partir do movimento modernista que a herança dos negros e dos indígenas foi reconhecida, e a cultura popular brasileira começou a ser entendida como produção artística, passando inclusive a ser vista como objeto de pesquisa’.

Nesse contexto, a palestrante destacou a publicação do Atlas do Folclore Capixaba, em 2009, como ‘uma das nossas maiores riquezas’.

Joelma, que participou daquele projeto como coordenadora de pesquisa de campo e texto, fala dele com orgulho.

Elaborado por iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura do ES e do Sebrae/ES, o livro disponibiliza para o público em geral informações sobre as expressões folclóricas do Espírito Santo, como Alardo, Boi Pintadinho, Folia de Reis, Congo, Pastorinhas, Ticumbi e muitos outros.

O Atlas está disponível para consulta no link: http://folclorecapixaba.org.br/

 

22 é Dia de Arte

O projeto 22 é Dia de Arte é realizado mensalmente, desde o início do ano, sob a coordenação da servidora Gina Valéria Coelho, em parceria com a galerista Ana Coeli Piovesan.

Eventos já realizados:

  • Dia 22/fev – Início da celebração da Semana de 22 com a apresentação da conferência de abertura da Semana de 22, “A emoção estética na arte moderna”, de autoria do escritor, magistrado e diplomata Graça Aranha, e proferida por ele na abertura do evento, no Teatro Municipal de São Paulo.
  • Dia 22/mar – A professora Renata Cardoso falou sobre os Desdobramentos da Semana de 22 nas artes plásticas, em palestra virtual.
  • Dia 28/abril – Palestra on-line “A invisibilidade de artistas negros e negras na Semana de 22”, com a professora Maria José Corrêa, do Ifes.
  • Dia 31/maio – Palestra e lançamento da exposição virtual “O Espírito do Olhar”, de Gilbert Chaudanne.
  • Dia 22/junho – Abertura da exposição “100 anos de Modernismo”, do artista plástico Jorge Solé, no foyer do auditório da Justiça Federal, em Vitória.
  • Dia 14/julho – Bate-papo virtual “O Modernismo na Literatura Brasileira e do Espírito Santo”, com o advogado, professor, escritor e mestrando em Letras pela Ufes, Anaximandro Amorim.