A Justiça Federal do Espírito Santo (JFES) promoveu no dia 28 de outubro – Dia do Servidor Público -, com o apoio da Associação dos Servidores da Justiça Federal (Assejufes), evento virtual em homenagem a 165 magistrados e servidores que completam neste ano 10, 15, 20, 25, 30 e 35 anos de exercício na JF da 2ª Região (ES e RJ).
Em razão da pandemia, foi a primeira vez que a tradicional Homenagem por Tempo de Serviço aconteceu de forma remota na Seccional. O uso da tecnologia possibilitou a participação de magistrados e servidores de todas as Subseções da JFES (Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Linhares, Colatina e Serra), além de Vitória.
Virtual, mas nem por isso sem “calor”, o evento foi precedido de uma apresentação musical com a pianista Cleida Lourenço.
Inovação x pandemia
Com transmissão ao vivo pelo YouTube, a homenagem foi aberta pela diretora do foro, juíza federal Cristiane Conde Chmatalik, que fez questão de realizar a comemoração mesmo que em formato virtual, para que “todos pudessem se sentir acolhidos nesse ano tão difícil que estamos vivendo”, referindo-se à pandemia.
A magistrada agradeceu aos magistrados e servidores da JFES, pelo comprometimento. “Graças a vocês, conseguimos passar por esses momentos difíceis, de forma inovadora, mostrando um trabalho ainda melhor”.
Cristiane Chmatalik destacou que se hoje os processos da JF capixaba tramitam praticamente 100% de forma eletrônica – o número de processos físicos está na faixa das centenas –, “isso se deve a decisões de magistrados que passaram pela Direção do Foro”, em especial de seu colega Fernando Mattos, um dos homenageados daquela tarde, pelos 20 anos de magistratura na 2ª Região.
A diretora do foro enfatizou, também, a fundamental contribuição dos servidores, para que a JFES fosse reconhecida, inclusive por advogados, como tendo mantido sua produtividade e acesso à Justiça. “Foram longas jornadas de digitalização, checagem e indexação de processos, que possibilitaram que hoje pudéssemos trabalhar de qualquer lugar”.
A juíza federal agradeceu ainda aos componentes do Laboratório de Inovação da JFES, o Inovares, e à equipe responsável pelo primeiro atendimento da Seccional, que atuaram em mutirão durante o ‘boom’ de ações de auxílio emergencial. Destacou o ‘Chatbot da Ju’ – atendimento pelo Whatsapp – como uma das inovações adotadas nesse período e que já atendeu a mais de 10 mil pessoas. Apresentou, em seguida, um vídeo sobre o Laboratório, que completou dois anos de atividade este ano.
Diferencial
O juiz federal Fernando Cesar Baptista de Mattos, titular da 4ª Vara Federal Cível de Vitória e membro do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, falou em nome dos magistrados homenageados.
Responsável pela implantação oficial da Homenagem por Tempo de Serviço na JFES, após a edição da Resolução Nº 37/2012, do TRF da 2ª Região, o magistrado – que assim como Cristiane Chmatalik, foi diretor do foro por dois biênios consecutivos – falou sobre a importância de se desenvolver atividades que despertem a empatia, a solidariedade e a fraternidade, “principalmente nesses momentos em que estamos fisicamente distantes”.
Fernando Mattos reforçou a importância de cada um para o funcionamento da Justiça, da função mais simples à mais complexa, e do serviço público – em especial após a Emenda Constitucional nº 19, que trouxe uma visão mais gerencial ao Poder Judiciário, com a criação do Conselho Nacional da Justiça (CNJ) e definição de metas.
O juiz federal chamou atenção para o que considera um diferencial do corpo de magistrados e servidores da Seção Judiciária do Espírito Santo: “a busca permanente pela inovação”. “Os servidores e magistrados que aqui trabalham não se acomodam”, destacou, mencionando a digitalização dos processos e a implantação do sistema processual e-Proc.
O homenageado citou a importância de todas as esferas jurídicas na JFES – cível, criminal, execução fiscal, juizados – e fez uma menção especial à área Administrativa da Justiça. “Aquele trabalho silencioso que permite que a gestão do contrato esteja sendo feita, que estejamos em um ambiente higienizado, que a nossa segurança esteja funcionando, que as redes estejam adequadas, que a lotação dos servidores seja feita, que a folha de pagamento seja processada”.
“Eu queria dizer também aos homenageados, como eu hoje, e que amanhã também serão homenageados com o passar do tempo, que os senhores e senhoras podem ter muito orgulho de ser servidores da Justiça Federal, que podem ter muito orgulho de ser servidores públicos e que merecem o permanente reconhecimento e o agradecimento da Justiça Federal”.
Harmonia
Convidado para falar em nome dos servidores homenageados, Sérgio Batista Pimentel, que completa 30 anos de exercício na JFES neste ano, lembrou do tempo em que começou no órgão e todos os trabalhos que eram necessários para movimentar um processo, como carimbos, anotações em fichas, localizações de processo, datilografar despachos, decisões e sentenças, além de acompanhar as audiências e reduzi-las a termo.
Ele, que atuou no projeto piloto do primeiro juizado eletrônico, foi um personagem ativo do processo que culminou com o uso praticamente exclusivo de sistemas eletrônicos. Agradeceu ainda ao juiz federal Rogério Moreira Alves, titular do 3º Juizado Especial Federal de Vitória, que o convidou para assumir o cargo de diretor de secretaria, onde permanece há mais de dez anos.
Com toda a sua sensibilidade, aconselhou colegas e as novas gerações de servidores sobre o convívio com as chefias, sempre de forma a buscar a harmonia e a realização do bom trabalho no ambiente, o que traz ganho para todos, especialmente os jurisdicionados.
Coral
Após a fala de Sérgio, foi passado um vídeo em homenagem a todos os magistrados e servidores que completam 10, 15, 20, 25, 30 e 35 anos de exercício na JF da 2ª Região. Em seguida, duas apresentações do Coral da Justiça Federal, gravadas, trouxeram ainda mais emoção ao evento. Sob a regência de Nara Camacho e acompanhados pelos músicos Cleida Lourenço, no piano, e Vitor Ramos, no violão, os coristas emocionaram com as músicas “Azul da cor do mar” (Tim Maia) mixada com “Como uma onda no mar” (Lulu Santos) e “Quando te vi” (Beto Guedes).
O coral é composto por servidores da JFES, aposentados, familiares e amigos. As apresentações, no Dia do Servidor, contaram com a participação especialíssima de crianças, filhos e filhas dos integrantes e outros servidores. O evento foi encerrado com sorteio de brindes oferecidos pela Assejufes.
Durante toda a homenagem, o chat, no YouTube, ficou aberto para que o pessoal de casa interagisse, deixando inúmeras mensagens sobre o evento, sobre o que significa ser servidor público e para parabenizar os colegas homenageados.
O evento foi coordenado pelo Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas do órgão, em parceria com os Núcleos de Tecnologia da Informação, de Gestão de Pessoas e de Obras e Manutenção, seja no suporte da transmissão ou no auxílio à organização. Todos os homenageados receberam certificados virtuais, com o registro pelo tempo de serviço.
Para mais notícias da Justiça Federal, siga-nos nas redes sociais Instagram (jfes_oficial) e Twitter (JFES_oficial).