A Justiça Federal abrirá para visitas, de 10 de abril a 12 de maio, em sua sede, em Vitória/ES, a exposição “Duplo Sentido”, da artista capixaba Samira Pavesi.

As 18 obras expostas, entre pinturas, desenhos e fotografias, trazem as reflexões de Samira após participar de uma residência artística, em janeiro de 2023, em Lisboa, Portugal.

Mzc 1340 Original“O duplo sentido sugerido pela artista, que dá título à exposição, convoca à leitura das obras em articulações sobre a liberdade, que é inerente a uma memória da infância vivida na roça, e que hoje é movida por Samira em seu percurso artístico”, explica a curadora Flávia Dalla, no texto de apresentação da mostra. “As perguntas implícitas trazidas pela artista habitam paradoxos e ao se revelarem nas obras sustentam as dúvidas, cuidando para observar uma mesma coisa por diferentes perspectivas, oferecendo não somente um duplo, mas amplos sentidos”, complementa.

Natural de Guarapari, Samira Pavesi viveu sua infância em Rio Calçado, interior do estado. Atualmente mora e trabalha na capital.

Suas pinturas oferecem ao espectador uma percepção alternativa quando vistas de cabeça para baixo ou de lado, onde, a depender da posição, características abstratas ganham formas mais reconhecidas.

A artista, autodidata, tem estudado e aprimorado técnicas de pintura e laboratório de pesquisa na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro/RJ.

SERVIÇO

Exposição: “Duplo Sentido”

Artista: Samira Pavesi

Curadoria: Flávia Dalla

Visitação: de 10/4 a 12/05/23

Local: sede da Justiça Federal (Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 1877, Monte Belo, Vitória/ES)