Reunião Prevjud

 

O diretor do foro da Seção Judiciária do Espírito Santo (SJES), juiz federal Rogerio Moreira Alves, abriu a reunião “Prevjud – Como usar corretamente”, que acontece nesta tarde, no formato on-line, para servidores e estagiários das varas e juizados especiais federais previdenciários da Seccional.

Desenvolvido pelo Programa Justiça 4.0, o serviço permite ao Judiciário o acesso imediato a informações previdenciárias e o envio automatizado de ordens judiciais ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no caso de ações previdenciárias.

O diretor do foro explicou, porém, que a Justiça Federal “não faz a implantação do benefício”, mas facilita esse processo, na medida em que “dispensa o trabalho do órgão de interpretar as decisões judiciais”.

Êxito

Rogerio Moreira Alves citou a experiência exitosa do 3º Juizado Especial Federal, onde atua como juiz titular, primeiro juízo a participar do projeto piloto do Prevjud na SJES.  “Usamos muito tempo esse sistema antes dele ficar maduro.  Aí sim ele foi expandido para todas as unidades da SJES.  O Espírito Santo foi um dos primeiros estados do Brasil na implementação integral do Prevjud”, assegurou.

“Já temos um bom tempo de maturação de experiência com o Prevjud e posso afiançar a todos que é muito vantajoso.  Ganhamos muito tempo.  Não tenho mais decisões atrasadas no meu JEF”, reforçou o magistrado.

O objetivo do curso, segundo o diretor do foro, é “passar nossa experiência e otimizar o uso do Prevjud, passar dicas para que todos possam usá-lo da melhor maneira, da maneira mais adequada.  Se bem usado, todos vamos lucrar”, finalizou.

Os juízes federais Eloá Alves Ferreira, titular do 4º Juizado Especial Federal, e Pablo Coelho Charles Gomes, da 2ª relatoria da 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais do Espírito Santo, participam da reunião orientando os participantes e esclarecendo dúvidas sobre o uso do sistema.