Doação De Sangue (1280 X 823 Px)

“Servir também é doar”. Com esse mote, a Justiça Federal do Espírito Santo (JFES) promoveu na manhã de terça-feira, 5/10, uma campanha de doação de sangue, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), através do Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes).

A ação – que abre as atividades da JFES relativas ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro – foi iniciada às oito da manhã, com a participação de servidores, familiares e amigos que se apresentaram voluntariamente para esse ato de amor.

Antes da coleta do sangue, os doadores responderam a um questionário e depois foram encaminhados a uma médica para avaliação. De acordo com os técnicos do Hemoes, todo esse cuidado é necessário especialmente para aqueles que irão receber a doação.

O sangue coletado é destinado a hospitais da rede pública de todo o Estado do ES. De cada pessoa são coletados de 400 a 470 ml de sangue, que ficam armazenados em uma bolsa. Cada bolsa de sangue atende de 3 a 4 pessoas. A doação dura de 5 a 15 minutos.

Os doadores demonstraram muita alegria por participar de uma ação tão importante e que pode ajudar a tanta gente. O servidor Gustavo Cinelli (Núcleo de Contadoria) elogiou a iniciativa e sugeriu que “ações como essa sejam feitas mais vezes.”

Coleta externa

Além de fazer a coleta em seu laboratório, o Hemoes recebe doações de voluntários em campanhas externas como a da JFES, para repor sangue de pessoas internadas que vão fazer cirurgias. Todo o material para a montagem da sala de coleta é levado pela equipe do Hemoes.

Quer doar sangue ou promover uma campanha como essa no seu local de trabalho? O serviço pode ser solicitado por qualquer cidadão pelo e-mail hemoes.coletaexterna@saude.es.gov.br ou telefones (27) 3636-7920/7942.

Sempre há necessidade de doadores!

Condições básicas para os candidatos a doação de sangue:

– estar em boas condições de saúde
– ter idade entre 16 e 69 anos
– portar documento oficial com foto ou fotocópia autenticada em cartório
– pesar acima de 50kg

Para saber tudo o que você precisa para ser um doador de sangue acesse cartilha produzida pelo Setor de Captação de Coleta Externa do Hemoes.