Espojud Para Internet

A diretora do foro da Justiça Federal do Espírito Santo, juíza federal Cristiane Conde Chmatalik, participou hoje do painel de encerramento do primeiro dia da Expojud online – Congresso de Inovação, Tecnologia e Direito para o Ecossistema da Justiça -, onde falou sobre “O papel dos laboratórios de inovação na justiça pós pandemia”, juntamente com as juízas federais Luciana Ortiz Tavares Costa Zanoni, da JF São Paulo, e Daniela Tocchetto Cavalheiro, da JF do Rio Grande do Sul.

Ela destacou que é muito importante para o Espírito Santo ter esse espaço de divulgação e falou da trajetória do laboratório, mostrando fotos e destacando que esse é um “espaço de co-criação”.  “O próprio laboratório é uma inovação”, “um local de trabalho diferenciado”.

Design thinking

A magistrada lembrou de alguns projetos ali desenvolvidos como a formatação do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) de 2019, que capacitou gestores das áreas judiciária e administrativa e introduziu a ferramenta do design thinking em seus trabalhos.

Ressaltou a criação da Carta de Serviços do órgão, disponível no site www.jfes.jus.br, no início deste ano, e da página da JFES no Instagram (jfes_oficial), ainda em 2019.

Fale com a Ju

No entanto, para a diretora do foro, o projeto de maior repercussão nesse momento de pandemia e trabalho remoto instituído em todo o Poder Judiciário criado com o instrumental do laboratório foi o “Fale com a Ju”.

Desenvolvido por um grupo de servidores, por ocasião da realização da realização do HubJus, em 2018, na sede da JFES, e hoje coordenado pelo servidor Diego Starley Costa de Alomba, a ‘Ju’ se tornou uma assistente virtual, estando presente em postagens no Instagram, dando dicas sobre os atendimentos realizados pela Justiça Federal capixaba, e agora também no Chatbot por Whatsapp do órgão, em dois números: 27-99247-7884, para atendimento exclusivo ao e-Proc, e 27-99203-2129, para atendimento geral.

Atendimento com robô

Segundo a juíza, a ideia da criação do Chatbot, desenvolvida pela diretora da Secretaria Geral Neidy Aparecida Emerick Torrezani, que consiste no atendimento por um robô, com um menu pré-definido, onde o usuário indica para qual assunto quer informações, já foi levada para a Justiça Federal do Rio Grande do Norte, onde foi implantada, e para a Justiça Federal de São Paulo, para ajustes, considerando o tamanho do órgão.

Chatbot Geral

Chatbot Eproc

O projeto ganhou elogios da juíza federal da JFRS, “fiquei encantada com a Ju”, que também manifestou interesse em saber mais sobre a personagem, inspirada em vários tipos femininos com características próprias, que representam a diversidade da mulher brasileira e, consequentemente, da Justiça.

Visita ao stand

Ao final, Cristiane Conde Chmatalik assegurou que “o laboratório não vive por si e para si”.  “Procuramos melhorar com outros laboratórios, buscando conectar várias outras instituições”, e finalizou convidando para a visita ao stand virtual da JFES, onde há um vídeo de apresentação do laboratório de inovação da instituição.

Informações sobre o Laboratório de Inovação da JFES: inovar@jfes.jus.br

Informações sobre a Expojud, que continua nos dias 3 e 4/6, das 8h30 às 12h30: www.expojud.com

Desenho Expojud

Siga-nos nas redes sociais Instagram (jfes_oficial) e Twitter (JFES_oficial).

E conheça os nossos Chatbots:

Atendimento Geral

(27) 99203-2129
Enviar Mensagem

Chatbot EPROC

(27) 99247-7884
Enviar Mensagem