A diretora do foro da Justiça Federal do Espírito Santo, juíza federal Cristiane Conde Chmatalik, foi uma das palestrantes do painel “Futuros Possíveis dos Labs”, do Encontro Nacional de Tecnologia, Inovação e Cultura – Enastic Justiça Federal, que ocorre nos dias 14 e 15 de dezembro, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

O evento acontece de forma totalmente on-line, através de plataforma tecnológica, e tem como público-alvo magistrados, servidores, com ênfase naqueles que atuam nas áreas de tecnologia da informação, inovação, etc.

Enastic Close

Além da magistrada, participam do painel as juízas federais Lucina Ortiz Tavares Costa Zanoni (TRF3), Vânila Cardoso André de Moraes (TRF1) e Daniela Tocchetto Cavalheiro (TRF4), com moderação do juiz federal Marco Bruno Miranda Clementino (TRF5).

Para a diretora do foro da JFES, o presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Ministro Luiz Fux, assumiu a presidência dos órgãos com o objetivo de transformar o STF na primeira Corte constitucional 100% digital do planeta. Ele ainda criou o laboratório de inovação do órgão – Inova STF (Resolução nº 708/2020) e o juízo 100% digital.  A juíza mostrou preocupação com os dados já coletados que podem auxiliar na tomada de decisões.  Para ela, os laboratórios de inovação tendem a crescer ainda mais, com cooperação, integração e uso de linguagem simples.