Auditoria Ok

Durante a sessão ordinária de julgamento desta segunda-feira (27/6), o Conselho da Justiça Federal (CJF) aprovou os relatórios de “Auditoria nas Contas Anuais de 2021”, relativos às prestações de contas dos cinco Tribunais Regionais Federais (TRFs) e das seções judiciárias vinculadas. O presidente do CJF, ministro Humberto Martins, foi o relator do processo.

As informações contidas nas auditorias integradas (financeira e de conformidade) foram analisadas pela Secretaria de Auditoria Interna do Conselho (SAI/CJF), a qual avaliou que o trabalho realizado pelas unidades de auditoria interna da Justiça Federal de 1º e 2º graus atendeu aos termos da Instrução Normativa n. 84, de 22 de abril de 2020, do Tribunal de Contas da União (TCU).

O objetivo das auditorias foi obter a segurança razoável para expressar conclusões sobre se as demonstrações contábeis, financeiras e orçamentárias, incluindo as respectivas notas explicativas, estão livres de distorção relevante, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil no setor público.

Também verificaram se as operações, as transações ou os atos de gestão relevantes dos responsáveis estão em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis e com os princípios de Administração Pública que regem a gestão financeira responsável e a conduta de agentes públicos.

As auditorias integradas observaram, ainda, as Normas Brasileiras de Contabilidade de Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica (NBC TA), emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Processo n. 0000820-71.2022.4.90.8000

*Fonte: CJF