O Conselho da Justiça Federal (CJF), por meio da Corregedoria-Geral da Justiça Federal, comemorará as três décadas e meia da nossa Constituição Cidadã com um projeto especial intitulado “A Justiça Federal nos 35 anos da Constituição de 1988”. A iniciativa contará com exposição fotográfica, palestra, produções em vídeo e podcasts que retratarão, ao longo deste ano, o papel e a abrangência da Justiça Federal, com destaque na sua atuação em prol da efetividade dos preceitos da Carta Magna, notadamente os direitos fundamentais dos brasileiros e brasileiras.

O projeto foi apresentado nesta segunda-feira (13), ao Pleno do Conselho da Justiça Federal (CJF), pelo corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Og Fernandes, durante a sessão de julgamento do Órgão, realizada na sede do Tribunal Regional Federal da 3ª região (TRF3), em São Paulo (SP). A data de lançamento do projeto está prevista para 17 de abril no CJF.

De acordo com o ministro, a iniciativa busca registrar a consolidação do Estado Democrático de Direito, do combate às desigualdades, da paz social, bem como promover reflexões sobre as conquistas alcançadas e os desafios futuros. “É uma prestação de contas da Justiça Federal com os jurisdicionados e com seus servidores”, disse o magistrado.

Produções 

Dentre as atividades comemorativas encontra-se a produção de podcasts intitulados “Decisões paradigmáticas da Justiça Federal”, com narrativas das decisões que contribuíram para a construção da cidadania e para o fortalecimento das instituições democráticas, compiladas a partir de cases selecionados dos seis Tribunais Regionais Federais (TRFs), que contarão com o debate de especialistas e dos magistrados que proferiram essas decisões.

Também integram a programação exposições físicas e virtuais: “Casa da Justiça”, que retratará os tribunais brasileiros sob o ponto de vista arquitetônico, social, cultural e econômico; “Quem é o jurisdicionado”, que mostrará, por meio de fotografias, a abrangência da atuação da Justiça Federal; e “O olhar do servidor”, que apresentará, mediante a exposição de fotos e depoimentos em vídeos, a contribuição desses profissionais que atuam e atuaram ao longo dos 35 anos de atividades da Justiça Federal.

As exposições físicas serão itinerantes.

 

Fonte: CJF