Tele Diana Para Site

A oficial de gabinete da 6ª Vara Federal Cível de Vitória, Diana Brandão, conduziu o bate-papo virtual ‘Tela Redonda’ da tarde de ontem, 11/11. Em continuidade a encontro anterior, sobre gestão de equipes remotas, a servidora falou sobre a tomada de decisões com base em dados.

Diana começou citando o livro “O fim do estado de direito”, do escritor belga Benoit Frydman, que trata sobre o que ele chama de ONNI – Objetos Normativos Não Identificados – um mundo paralelo de normas, que orienta, domina nossas vidas e que, por isso, deve ser conhecido e compreendido”.

Ela destacou que, ao lado das fontes convencionais do direito, as leis, existe uma nova dimensão do direito, que seriam esses objetos normativos não identificados – normas técnicas, normas de gestão, produzidas por órgãos públicos nacionais e estrangeiras, que se institucionalizam para desenvolver uma gestão mais eficiente.

“Precisamos usar essas regras a nosso favor”, ressaltou. Para ela, assim como a inteligência artificial se utiliza de nossos dados para oferecer produtos e serviços, no Judiciário também se pode usar dados, regras e normas para atingir melhor seus objetivos. “O juiz faz isso, quando se baseia em dados e normas para decidir uma causa difícil. O CNJ define nossas metas de produtividade, e outras, com base em dados que nós mesmos fornecemos. Assim, nós, gestores, também precisamos conhecer os nossos dados e pautar nossas decisões com base nesses dados”.

Para isso, Diana enumerou dicas para quem é gestor: “Perca seu tempo” conhecendo os ONNI que interferem no dia-a-dia do seu setor de trabalho (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), qual meta está conseguindo atingir, qual não está, por que não está. Cuide para que a sua comunicação esteja clara e entendida, principalmente em tempos de trabalho pelo Whatsapp. Lembre-se que, para o gestor, a execução de uma tarefa não é tão importante quanto a coordenação dos trabalhos. Saiba o que a sua equipe está fazendo e como. Padronize ao máximo aquilo que pode ser organizado de forma semelhante (modelos padrão, textos padrão). Cuide da qualidade de vida no trabalho. Coloque o seu coração no que você faz”.

A diretora do foro da JFES, juíza federal Cristiane Conde Chmatalik, participou do encontro, dentre gestores das varas federais e áreas administrativas.

Tela Redonda

Implantando durante a pandemia do Novo Coronavírus, o Tela Redonda é realizado semanalmente na Seção Judiciária, por meio da plataforma Cisco Webex, sempre com um tema diferente. O próximo está marcado para 18/11, às 17h, com a juíza federal Adriana Cruz, titular da 5ª VF-Criminal do Rio de Janeiro/RJ. Ela falará sobre “Julgamento com perspectiva de vulnerabilidades”.

Para participar, basta enviar e-mail para sedpe@jfes.jus.br, manifestando o seu interesse, e aguardar o link para “entrar na sala” no dia do evento.

Para mais notícias da Justiça Federal, siga-nos nas redes sociais Instagram (jfes_oficial) e Twitter (JFES_oficial).