Tela Site

Dra. Cristiane

Cristiane Chmatalik, diretora do foro

A Justiça Federal encerrou da tarde de quarta-feira, 17, com o tema “Saúde da Mulher na Pandemia”, o Tela Redonda Especial Dia Internacional da Mulher – uma série de três encontros virtuais, promovidos pela Seccional, em alusão à data.

Por iniciativa da diretora do foro e coordenadora do Laboratório de Inovação da JFES (InovarES), juíza federal Cristiane Conde Chmatalik, a programação foi desenvolvida para dar voz a personalidades femininas que se destacam em suas áreas de atuação.

No encontro de quarta-feira, a JFES recebeu duas profissionais mais que reconhecidas na área da saúde: a professora e epidemiologista PhD Ethel Maciel e a psiquiatra Janine Moscon.

A diretora do foro abriu o debate declarando a importância do tema. Na sua opinião, “o mais importante da programação, diante do momento que vivemos”.

Impacto desigual

Professora Ethel

Ethel Maciel, professora e epidemiologista PhD

Única pesquisadora a fazer parte de um grupo de trabalho sobre a situação epidemiológica da Covid-19 da Organização Mundial da Saúde (OMS) e comentarista sobre a pandemia em vários veículos de comunicação, a professora Ethel Maciel considerou a escolha do tema muito pertinente, “porque a pandemia afeta homens e mulheres de forma desigual”. Não só em relação ao aumento do feminicídio mas em razão da nossa sociedade patriarcal, que faz com que a divisão de tarefas sobrecarregue as mulheres.

A professora falou da gravidade deste momento da pandemia no Brasil, em que começam a faltar leitos de hospital, e recomendou o distanciamento social e o uso de máscaras mais filtrantes (a profissional, PFF2 ou KN95) para se proteger da nova variante do vírus – mais transmissível e agressiva. Na falta da profissional, vale até mesmo o uso de duas máscaras sobrepostas: uma de tecido e outra daquela cirúrgica (descartável) ou duas de tecido, de preferência tecidos diferentes. Dentre outras orientações, também indicou o uso do oxímetro, aparelho que afere a quantidade de oxigênio transportado pelo sangue. Para ela, máscaras e oxímetros deveriam ser distribuídos pelo SUS. “Salvam vidas e são muito mais baratos que comprar leitos de UTI”.

Transtornos mentais

A psiquiatra Janine Moscon também elogiou a iniciativa da JFES em promover o Tela Redonda Especial Dia da Mulher. “Mais do que comemorar, é importante que a gente pare para refletir como melhorar a qualidade de vida das mulheres. Ela falou do aumento de casos de transtornos mentais – ansiedade, depressão, transtorno obsessivo compulsivo – na pandemia.

Destacou que esses transtornos acometem mais as mulheres, não só em função da predisposição em razão das alterações hormonais no decorrer da vida e à própria realidade triste e incerta da pandemia, mas também à mudança de rotina que tornou ainda mais pesada a carga para elas. “De repente a mulher que trabalha fora tem de que dar conta desse trabalho dentro de casa, com os filhos sem poder ir para a creche e sem poder contar com a pessoa que a ajuda com os afazeres domésticos.”

Dra. Janine

Janine Moscon, psiquiatra

Também chamou atenção para trabalhos que mostram que a Covid-19 pode causar alterações cerebrais. A pessoa quando sai da doença ainda carrega sequelas como perda de memória, falta de concentração, dentre outros. E ainda não se pode dizer quais sintomas são transitórios e quais serão permanentes. Há que se dar atenção especial aos trabalhadores e trabalhadoras durante e após a pandemia.

Na JFES

A mediação do bate-papo ficou a cargo da médica da JFES, a endocrinologista Ana Márcia Oliveira de Gusman, que apresentou as percepções do Serviço de Psicologia da Seccional sobre a saúde mental das servidoras durante a pandemia.

Realizado pelo psicólogo da JF Alexandre Magno Vieira de Paula, o trabalho revelou que a maioria dos atendimentos buscados neste período são relacionados a medo, ansiedade, sentimento de solidão, ansiedade por ter que conciliar home office, tarefas domésticas e cuidados com os filhos, preocupação e cuidados com familiares idosos e doentes, e preocupação com a violência urbana.

Dra. Ana Márcia

Ana Márcia Gusman, médica da JFES

Na 2ª Região

Ana também apresentou resultados de uma pesquisa realizada pelo TRF da 2ª Região com magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Tribunal e das Seções Judiciárias do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Em relação à saúde física, as mulheres tiveram quase o dobro de queixas de dores e enfermidades que os homens, mesmo relatando cuidar da própria saúde em percentual semelhante.

Quanto à saúde mental, mulheres relataram cerca de 20% mais que os homens terem seus sintomas intensificados durante a pandemia e 51% das mulheres contra 30% dos homens responderam sentir maior cansaço devido ao acúmulo de trabalho com tarefas domésticas.

Programação especial

O Tela Redonda Especial foi realizado virtualmente pela plataforma de videoconferência Zoom, que vem sendo utilizada na JFES para realização de reuniões, cursos, audiências e sessões de julgamento. Os dois primeiros encontros foram sobre “Mulher e Política” e “Assédio Institucional, Moral e Sexual”.

O primeiro debate teve como convidadas a vice-governadora do ES Jacqueline Moraes e a vereadora de Vitória Camila Valadão. A juíza de direito do TJ/RJ, escritora e ativista Andréa Pachá e a juíza federal Enara de Oliveira Olímpio, presidente da Comissão de Enfrentamento e Prevenção ao Assédio na JFES, participaram do segundo bate-papo.

Prestigiaram os encontros virtuais servidores, servidoras, magistrados, magistradas, aposentadas, estagiárias, advogadas, procuradora de Justiça, defensora pública e funcionária de empresa terceirizada.

A programação também contou com apoio da Associação dos Servidores da Justiça Federal do Espírito Santo (Assejufes).