Imagem Dia Do Conciliador

No dia 23 de setembro é comemorado o dia do Conciliador e Mediador. E para homenageá-los, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos da 2ª Região (NPSC2) realizou um painel online com o juiz federal Arthur Napoleão Teixeira Filho e a servidora federal Giovana Faza sobre “A importância do Conciliador e Mediador no Brasil”.

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasp), MBA em Poder Judiciário (FGV/Esmafe) e especialista em Direito Público, Direito Processual, Direito Processual Civil, Direito Notarial e Registral, Direito Civil e Gestão Pública (Univasf), Arthur Napoleão é juiz federal em Petrolina/PE (17ª Vara Federal), acumulando as funções de Juiz Titular da 17ª Vara Federal da SJPE e Coordenador do CEJUSC da Justiça Federal em Petrolina/PE. O magistrado também é instrutor em cursos de Conciliação e Mediação (CJF/CNJ).

Já a servidora Geovana Faza da Silveira Fernandes é Mestre em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis, com a dissertação: “Justiça Restaurativa, Narrativas Traumáticas e Reconhecimento Mútuo” e diretora do Centro Judiciário de Conciliação e Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania da Justiça Federal – Subseção Judiciária de Juiz de Fora/MG, desde 2014. A servidora também é instrutora de Mediação e Conciliação (CJF/CNJ), docente de cursos de extensão em gestão de conflitos, mediação e conciliação e tem formação avançada de instrutoria em conciliação e mediação também pelo CJF.

O evento foi aberto a magistrados, servidores e ao público em geral e contou com a participação da juíza federal convocada em auxílio ao NPSC2 Aline Alves de Melo Miranda Araújo, que, na ocasião, representou o diretor do NPSC2, desembargador federal Ferreira Neves, e da juíza federal Cristiane Conde Chmatalik. Ao final do encontro, a coordenadora do NPSC2 Danielle Cruz Freire de Carvalho prestou homenagem às duas magistradas “em reconhecimento pela extrema dedicação e desempenho no exercício de suas atividades em prol do desenvolvimento do TRF2 na propagação da cultura de paz na 2ª Região”.

Escola de Mediação da 2ª Região promove curso online de formação de mediadores judiciais

Desde o dia 17 de agosto, a Justiça Federal da 2ª Região oferece o “Curso de Formação de Conciliadores e Mediadores Judiciais – Parte Teórica – EaD”, promovido pela Escola de Mediação da 2ª Região. O evento vem sendo realizado por videoconferência, através do sistema Zoom, em razão das restrições ao contato social impostas pela pandemia da Covid-19. Na ocasião da primeira aula síncrona, no dia 17, o desembargador federal Ferreira Neves e as tutoras Aline Araújo, Cristiane Chmatalik, Débora Valle, Danielle de Carvalho e Rosângela Fernandes deram as boas vindas aos servidores que, após o curso, estarão aptos a atuar como mediadores e conciliadores.

Clique aqui para assistir o painel online sobre “A importância do Conciliador e Mediador no Brasil”, disponível no Canal do TRF2 no YouTube.

Na JFES

Os mutirões de conciliação dos processos que tramitam na Justiça Federal do Espírito Santo (JFES) são realizados pelo Centro de Solução de Conflitos e Cidadania (Cescon), em parceria com as varas federais e instituições envolvidas nos processos, dentre elas a Caixa, o Sistema Financeiro da Habitação, os Correios e o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Instalado em junho de 2011, na primeira gestão do juiz federal Fernando Cesar Batista de Mattos na Direção do Foro, o Cescon teve a juíza federal Cristiane Conde Chmatalik como primeira coordenadora.

Sempre engajada à causa da conciliação, a magistrada atuou no Núcleo de Solução de Conflitos do TRF2 de 2013 ao início de 2016 e, agora em 2021, foi novamente convocada. É membro do Comitê Gestor da Conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 2015.

Hoje o Cescon tem como coordenador o juiz federal Marcelo da Rocha Rosado. A equipe é formada pelos servidores Maristher de Souza Lima Siqueira (supervisora), Anadélia Viana Souza, Cláudio Souza Siquara e estagiários.

Se você é parte em um processo na Justiça Federal do Espírito Santo e deseja resolvê-lo de forma mais rápida e simples, envie um e-mail para conciliar@jfes.jus.br, informando seu desejo em conciliar, com o número do processo, seu nome e CPF.

*Fonte: TRF2 / Com acréscimo de informações da JFES