Dia Do Servidor 3

A Justiça Federal do Espírito Santo (JFES) promoveu no dia 28 de outubro – Dia do Servidor Público -, com o apoio da Associação dos Servidores da Justiça Federal (Assejufes), evento virtual em homenagem a 165 magistrados e servidores que completam neste ano 10, 15, 20, 25, 30 e 35 anos de exercício na JF da 2ª Região (ES e RJ).

Em razão da pandemia, foi a primeira vez que a tradicional Homenagem por Tempo de Serviço aconteceu de forma remota na Seccional. O uso da tecnologia possibilitou a participação de magistrados e servidores de todas as Subseções da JFES (Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Linhares, Colatina e Serra), além de Vitória.

Virtual, mas nem por isso sem “calor”, o evento foi precedido de uma apresentação musical com a pianista Cleida Lourenço.

Dia Do Servidor 1

Cleida Lourenço, pianista

Inovação x pandemia

Com transmissão ao vivo pelo YouTube, a homenagem foi aberta pela diretora do foro, juíza federal Cristiane Conde Chmatalik, que fez questão de realizar a comemoração mesmo que em formato virtual, para que “todos pudessem se sentir acolhidos nesse ano tão difícil que estamos vivendo”, referindo-se à pandemia.

A magistrada agradeceu aos magistrados e servidores da JFES, pelo comprometimento. “Graças a vocês, conseguimos passar por esses momentos difíceis, de forma inovadora, mostrando um trabalho ainda melhor”.

Cristiane Chmatalik destacou que se hoje os processos da JF capixaba tramitam praticamente 100% de forma eletrônica –  o número de processos físicos está na faixa das centenas –, “isso se deve a decisões de magistrados que passaram pela Direção do Foro”, em especial de seu colega Fernando Mattos, um dos homenageados daquela tarde, pelos 20 anos de magistratura na 2ª Região.

A diretora do foro enfatizou, também, a fundamental contribuição dos servidores, para que a JFES fosse reconhecida, inclusive por advogados, como tendo mantido sua produtividade e acesso à Justiça. “Foram longas jornadas de digitalização, checagem e indexação de processos, que possibilitaram que hoje pudéssemos trabalhar de qualquer lugar”.

A juíza federal agradeceu ainda aos componentes do Laboratório de Inovação da JFES, o Inovares, e à equipe responsável pelo primeiro atendimento da Seccional, que atuaram em mutirão durante o ‘boom’ de ações de auxílio emergencial. Destacou o ‘Chatbot da Ju’ – atendimento pelo Whatsapp – como uma das inovações adotadas nesse período e que já atendeu a mais de 10 mil pessoas. Apresentou, em seguida, um vídeo sobre o Laboratório, que completou dois anos de atividade este ano.

Dia Do Servidor 2

Diferencial

O juiz federal Fernando Cesar Baptista de Mattos, titular da 4ª Vara Federal Cível de Vitória e membro do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, falou em nome dos magistrados homenageados.

Responsável pela implantação oficial da Homenagem por Tempo de Serviço na JFES, após a edição da Resolução Nº 37/2012, do TRF da 2ª Região, o magistrado – que assim como Cristiane Chmatalik, foi diretor do foro por dois biênios consecutivos – falou sobre a importância de se desenvolver atividades que despertem a empatia, a solidariedade e a fraternidade, “principalmente nesses momentos em que estamos fisicamente distantes”.

Fernando Mattos reforçou a importância de cada um para o funcionamento da Justiça, da função mais simples à mais complexa, e do serviço público – em especial após a Emenda Constitucional nº 19, que trouxe uma visão mais gerencial ao Poder Judiciário, com a criação do Conselho Nacional da Justiça (CNJ) e definição de metas.

O juiz federal chamou atenção para o que considera um diferencial do corpo de magistrados e servidores da Seção Judiciária do Espírito Santo: “a busca permanente pela inovação”. “Os servidores e magistrados que aqui trabalham não se acomodam”, destacou, mencionando a digitalização dos processos e a implantação do sistema processual e-Proc.

O homenageado citou a importância de todas as esferas jurídicas na JFES – cível, criminal, execução fiscal, juizados – e fez uma menção especial à área Administrativa da Justiça. “Aquele trabalho silencioso que permite que a gestão do contrato esteja sendo feita, que estejamos em um ambiente higienizado, que a nossa segurança esteja funcionando, que as redes estejam adequadas, que a lotação dos servidores seja feita, que a folha de pagamento seja processada”.

“Eu queria dizer também aos homenageados, como eu hoje, e que amanhã também serão homenageados com o passar do tempo, que os senhores e senhoras podem ter muito orgulho de ser servidores da Justiça Federal, que podem ter muito orgulho de ser servidores públicos e que merecem o permanente reconhecimento e o agradecimento da Justiça Federal”.

Dia Do Servidor 6

Harmonia

Convidado para falar em nome dos servidores homenageados, Sérgio Batista Pimentel, que completa 30 anos de exercício na JFES neste ano, lembrou do tempo em que começou no órgão e todos os trabalhos que eram necessários para movimentar um processo, como carimbos, anotações em fichas, localizações de processo, datilografar despachos, decisões e sentenças, além de acompanhar as audiências e reduzi-las a termo.

Ele, que atuou no projeto piloto do primeiro juizado eletrônico, foi um personagem ativo do processo que culminou com o uso praticamente exclusivo de sistemas eletrônicos.  Agradeceu ainda ao juiz federal Rogério Moreira Alves, titular do 3º Juizado Especial Federal de Vitória, que o convidou para assumir o cargo de diretor de secretaria, onde permanece há mais de dez anos.

Com toda a sua sensibilidade, aconselhou colegas e as novas gerações de servidores sobre o convívio com as chefias, sempre de forma a buscar a harmonia e a realização do bom trabalho no ambiente, o que traz ganho para todos, especialmente os jurisdicionados.

 

Dia Do Servidor 5

Coral

Após a fala de Sérgio, foi passado um vídeo em homenagem a todos os magistrados e servidores que completam 10, 15, 20, 25, 30 e 35 anos de exercício na JF da 2ª Região. Em seguida, duas apresentações do Coral da Justiça Federal, gravadas, trouxeram ainda mais emoção ao evento. Sob a regência de Nara Camacho e acompanhados pelos músicos Cleida Lourenço, no piano, e Vitor Ramos, no violão, os coristas emocionaram com as músicas “Azul da cor do mar” (Tim Maia) mixada com “Como uma onda no mar” (Lulu Santos) e “Quando te vi” (Beto Guedes).

O coral é composto por servidores da JFES, aposentados, familiares e amigos. As apresentações, no Dia do Servidor, contaram com a participação especialíssima de crianças, filhos e filhas dos integrantes e outros servidores. O evento foi encerrado com sorteio de brindes oferecidos pela Assejufes.

 

Dia Do Servidor 8

Coral da Justiça Federal

 

Dia Do Servidor 7

Vitor Ramos, violonista

Durante toda a homenagem, o chat, no YouTube, ficou aberto para que o pessoal de casa interagisse, deixando inúmeras mensagens sobre o evento, sobre o que significa ser servidor público e para parabenizar os colegas homenageados.

O evento foi coordenado pelo Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas do órgão, em parceria com os Núcleos de Tecnologia da Informação, de Gestão de Pessoas e de Obras e Manutenção, seja no suporte da transmissão ou no auxílio à organização.  Todos os homenageados receberam certificados virtuais, com o registro pelo tempo de serviço.

Para mais notícias da Justiça Federal, siga-nos nas redes sociais Instagram (jfes_oficial) e Twitter (JFES_oficial).