Em evento virtual realizado nesta tarde, 6, pela plataforma de videoconferência Zoom, a juíza federal Cristiane Conde Chmatalik se despediu dos servidores da Administração da Seção Judiciária do Espírito Santo, após dois biênios consecutivos à frente da Direção do Foro (2017/2019 – 2019/2021).

A magistrada revelou que, ao assumir a Dirfo, ‘não sabia muito bem o que estava começando’ e não conhecia grande parte das pessoas que compunham as áreas administrativas da Seccional, com quem mais tarde criou amizades, dividiu angústias e comemorações.

“Foi um período muito rico, que mudou a minha vida”, declarou a juíza. “Eu era muito mais ligada às demandas processuais da conciliação. Hoje meu foco passou a ser a administração e as novas tecnologias. É para onde voltei meus estudos”.

E acrescentou que está muito feliz em poder transferir a responsabilidade para outro colega, o juiz federal Fernando Mattos, que assumirá a Direção do Foro do órgão ainda nesta semana, “que já esteve à frente da Direção do Foro e tem um ótimo trâmite no Tribunal”, o que considera muito importante.

Dra. Cristiane

Trabalho conjunto

“A vocês, servidores das diversas áreas da Administração, só posso agradecer o trabalho conjunto. As pessoas aqui trabalham muito bem, e isso faz toda diferença, principalmente num momento em que a gente precisa de qualidade ao invés de quantidade”, avaliou.

“Eu não fiz nada, quem fez mesmo foram vocês. Na verdade, eu trago as ideias interessantes que vejo por aí e procuro fazer essa conexão. Fui estudando o que podíamos fazer de melhor e vocês compraram a ideia”, encerrou, dizendo que continuará à disposição de todos, possivelmente à frente do Laboratório de Inovação, inaugurado em sua primeira gestão e que foi a marca de sua administração.

Inovação e quebra de paradigmas

Alguns gestores também deixaram suas mensagens. Fabricio Vasconcelos Costa, diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) – que se recupera da Covid-19 – deixou a sua por escrito. “Foi um período de muito trabalho, mas também de muita realização e inovação”.

Ronnie Francis Rangel Mariano, supervisor de Desenvolvimento de Pessoas e Estágio, também destacou a inovação como marca daquela gestão. “O laboratório, as soluções criadas, a quebra de paradigmas e a autonomia que a Doutora Cristiane nos deu para desenvolvermos soluções foram muito importantes, em especial as soluções desenvolvidas durante a pandemia”.

Encontros e pautas sociais

Ana Paola Dessaune Carlos Vidal, diretora do Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas, ressaltou os encontros virtuais “Tela Redonda”, dentre as principais ações da diretora do foro. “Foi muito interessante, nesse período de pandemia, a gente conseguir se encontrar ao menos virtualmente e tratar de assuntos tão importantes para a sociedade em geral, principalmente as pautas sociais, como, neste último encontro, a pauta feminina”.

De corpo e alma

Por fim, a diretora da secretaria geral, Neidy Aparecida Emerick Torrezani, também revelou estar se despedindo da Administração e, sob forte emoção, deixou um agradecimento muito especial a todos. “A gente só consegue fazer alguma coisa se tem gente boa com a gente. Tive o privilégio de ter muita gente boa do lado. Gente muito boa, excepcional, fantástica. Nada do que fizemos teria acontecido se não houvesse pessoas como vocês. Muita gente que se doa de corpo e alma pela Justiça, que faz muita diferença na vida de muita gente. Vocês são muito especiais. Sintam-se abraçados”.

Neidy declarou se sentir aliviada por saber que será substituída pela servidora Cristiene Ginaid de Souza Cupertino de Castro, atual diretora do Núcleo de Administração e Finanças (NAF), “extremamente competente, dedicada e conhecedora da Administração”.

Balanço

Durante o encontro também foram enviadas mensagens pelo chat, cartão de despedida dos servidores, e apresentados vídeos relembrando as principais ações da magistrada durante os dois biênios, dentre elas: as comemorações pelos 50 anos da Justiça Federal no Espírito Santo, a implantação do sistema processual e-Proc, a instalação das usinas de energia solar na sede da JFES em Vitória e na Vara Federal de São Mateus, a inauguração do laboratório de inovação da Seccional, a mudança do arquivo e do depósito judicial da antiga sede da Cidade Alta para a sede atual, na Av. Beira-Mar, e a modernização da comunicação.

Você poderá assistir os vídeos com das duas gestões nos links abaixo:

2017/2019

2019/2021