Com o objetivo de chamar a atenção sobre a importância de uma administração pública mais sustentável, será promovida – de 1 de junho a 20 de julho – a primeira edição da Jornada do Meio Ambiente. A abertura vai ocorrer na quinta-feira (1/6), às 16h, no Fórum da Av. Venezuela, Bloco B – 10º andar, e terá transmissão ao vivo pelo Zoom. O presidente do TRF2, dr. Guilherme Calmon, e o diretor do Foro da SJRJ, dr. Eduardo André Fernandes, estarão presentes na cerimônia de abertura. A iniciativa conta com o apoio do Sisejufe e foi construída de forma colaborativa pelos órgãos que compõem a Justiça Federal da 2ª Região.

No dia, será ministrada a palestra “O mundo real da ESG”, com a jornalista da TV Globo, pesquisadora de negócios sustentáveis e especialista em ESG pela PUC/RJ, Giuliana Morrone. Muito utilizada no mundo corporativo e de negócios, a sigla ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) significa um conjunto de critérios utilizados para definir se uma empresa ou instituição adota práticas sustentáveis nas áreas social, ambiental e gerencial.

A palestra é aberta a todos, inclusive ao público externo, mediante inscrição. Participantes terão direito a certificado para fins de adicional de qualificação por ação de treinamento (carga horária de 1h30).

 

Consciência sustentável

Para quem acha que o assunto interessa apenas aos gestores da área ambiental ou de governança, se engana. De acordo com o coordenador de Projetos Institucionais (SGE/CPRI), Marcelo Silva, a adoção de práticas sustentáveis é uma postura que se estende a todas as áreas dentro da Instituição, inclusive dentro de casa. “Essas práticas podem ser aplicadas, por exemplo, nas relações trabalhistas, quando uma empresa não é permissiva diante de situações de assédio, tratando de forma igualitária as pessoas, independente de sua raça, gênero, credo, etc”, afirmou.

Marcelo também defende que o setor público tem um compromisso ainda maior com a ecoeficiência. “No meio corporativo, os acionistas estão cobrando cada vez mais das empresas uma mudança de cultura, com adoção de práticas sustentáveis. No setor público, essa exigência é ainda maior, pois somos mantidos com os recursos do cidadão, da sociedade. A gestão sustentável traz benefícios para a sociedade e é nossa obrigação”, pontuou.

 

Programação

Também estão previstas na programação da 1ª Jornada do Meio Ambiente palestras e bate-papos sobre alterações climáticas, poluição, cidadania ambiental, entre outros temas, além de uma exposição com artefatos artísticos produzidos com material reciclado. “No último dia, será promovida a Troca de Canecas. O servidor troca um quilo de alimento não-perecível por uma caneta sustentável, feita com fibras de coco. Esses alimentos serão doados a entidades cadastradas no Sisejufe e que estão envolvidas com trabalho beneficente”, anunciou a supervisora da Seção de Projetos Socioambientais (SGE/SEAMB), Giselle Lima.

A Jornada integra o calendário de ações educativas do programa ReciclaJus, campanha de sustentabilidade promovida de forma permanente em toda a SJRJ que visa a promover o fortalecimento da cultura de redução, reutilização e reciclagem. “Fazemos campanhas mensais, com ações de conscientização. Começamos o projeto piloto na Sede Administrativa, mas a ideia é estendê-lo para outros prédios”, declarou Giselle.

*Fonte: SJRJ