Prova Estágio Site

O Núcleo Regional da Escola da Magistratura Federal da 2ª Região (Emarf) em Vitória realizou, em parceria com a Justiça Federal do Espírito Santo, a primeira prova on-line para seleção de estagiários de Direito para as Varas Federais de Vitória e Serra, com contratação prevista para março.

A prova foi realizada em 16 de dezembro de 2020 e o resultado provisório, ainda sujeito a recursos, foi publicado em 24 de fevereiro de 2021, no sítio eletrônico da JFES, em Processos Seletivos.

Concorrência e igualdade

“Diante das medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus (COVID-19), foi necessário desenvolver um processo seletivo que garantisse a transparência, livre acesso à concorrência das vagas de estágio e igualdade na participação, inclusive digital, ao mesmo tempo que garantisse segurança aos sistemas internos e externos de informática da Justiça Federal”, considerou a supervisora do Núcleo Regional da Emarf em Vitória, Lívia Peres Rangel Medeiros.

Foi a primeira seleção integralmente on-line realizada pela Escola no âmbito da 2ª Região.  Conforme informado pela supervisora, “em uma breve pesquisa na internet, observei que houve apenas outra seleção semelhante organizada pelo TRF da 1ª Região, contudo em parceria com o CIEE e em data posterior, 17/12/2020.  A seleção realizada em Vitória ocorreu dentro do próprio sistema da Justiça, pela plataforma virtual de aprendizagem Moodle para os cursos à distância (EAD), contou com 39 candidatos inscritos, dos quais 28 foram aprovados”, indicou.

Juliana Pezzin, supervisora da Seção de Desenvolvimento em Informática da JFES, também comemorou a realização da seleção na plataforma já utilizada pelo órgão em capacitações à distância. “Depois de algumas conversas e estudos, decidimos usar a plataforma Moodle de ensino a distância. Se os cursos on-line da JFES e da EMARF são feitos nessa plataforma, por que não usar a ferramenta já existente para realizar um processo seletivo, já que ela permite a inscrição dos candidatos, a configuração da prova e realização da mesma?  Eu considero o evento um marco pra Emarf, para a JFES e para a 2a Região. Foi um sucesso”, celebrou.

Segurança digital

A mesma opinião foi compartilhada por Lívia Medeiros.  “Com trabalho integrado do Núcleo de Tecnologia da Informação da JFES e o apoio prestimoso da Secretaria Geral do órgão, optamos pela utilização da plataforma virtual de aprendizagem Moodle SJES, para realização da prova discursiva eletrônica de formulário editável (matérias conforme cronograma do Edital), que teve duração de 3h, podendo ser acessada e elaborada por qualquer meio digital. A prova foi um sucesso, com rápido proceder, de alto controle e segurança digital”, assegurou.

Ações afirmativas

Outro destaque é que esse foi o primeiro processo seletivo de estagiários da Emarf – Núcleo Regional de Vitória a “considerar a Resolução nº 336 do CNJ, de 29/09/2020, que trata da promoção de cotas raciais nos programas de estágio dos órgãos do Poder Judiciário Nacional, o que foi posteriormente regulamentado pelo TRF2 por meio da Resolução nº TRF2-RSP-2021/00004, de 03 de fevereiro de 2021, que dispõe acerca da reserva de vagas para as ações afirmativas. De todos que se declararam pardos ou negros na ficha de inscrição, apenas 30% (trinta por cento) optaram por concorrer às vagas do sistema de cotas”, registrou a supervisora do Núcleo.

Com o sucesso do projeto piloto que não registrou intercorrências, já está prevista a realização de novas seleções para estágio nas varas federais de Colatina e São Mateus.  Consulte o link ‘Estágios’ em www.jfes.jus.br ou acompanhe a divulgação em nossas redes sociais Instagram e Twitter.