Autoridades locais e nacionais prestigiam homenagem à posse dos novos dirigentes da JFES

 

Agilidade sem prejuízo da qualidade. Esse será o objetivo da Justiça Federal do Espírito Santo, conforme declarou o novo diretor do foro da SJES, juiz federal Fernando Cesar Baptista de Mattos, sexta-feira, 15, durante a solenidade em homenagem à posse dos novos dirigentes desta Seccional.

 

Conduzida pela presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região – a desembargadora federal capixaba Maria Helena Cisne – a cerimônia inaugurou o auditório da nova sede da SJES, no bairro Monte Belo, em Vitória, e contou com presenças ilustres: o governador do Estado, Renato Casagrande, a presidente interina da Câmara dos Deputados, deputada federal Rose de Freitas, o diretor do foro da JFES no biênio 2009/2011, juiz federal Ricarlos Almagro Vitoriano Cunha, o presidente da Assembléia Legislativa do Espírito Santo, deputado estadual Rodrigo Chamoun, a procuradora-chefe do Ministério Público Federal do ES, Nadja Machado Botelho, o diretor do foro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, juiz federal Marcelo Leonardo Tavares, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo, Homero Mafra, representando o presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante.

 

Outras presenças especiais foram registradas, como as dos desembargadores federais José Ferreira Neves Neto, Luiz Antonio Soares, Antonio Cruz Neto, da juíza federal Virgínia Procópio, além de outros juízes federais, procuradores da República, autoridades federais, estaduais e municipais, representantes do Poder Legislativo estadual, advogados, superintendentes e gerentes de instituições bancárias públicas e privadas, além de servidores e familiares.

 

Homenagens

 

A presidente do TRF2, desembargadora federal Maria Helena Cisne, abriu o evento declarando o imenso prazer de estar ao lado do governador de seu Estado e também de encontrar ali os pais do juiz federal Fernando Mattos, Norton e Luiza, que, “com toda razão”, deveriam estar muito orgulhosos pela conquista do filho.

 

O presidente da OAB – Seccional ES, Homero Mafra, agradeceu ao juiz federal Ricarlos Almagro pela relação cordial que teve com a Ordem, durante toda a sua gestão. “Uma relação fraterna, como deve ser entre advogados e juízes”, ressaltou, completando que “sem magistratura forte, não há democracia”. Falou também de sua alegria ao ver a transmissão do cargo de um grande juiz para outro grande magistrado, juiz federal Fernando Mattos. “Registro nossa felicidade com os dirigentes que temos. O Espírito Santo é um estado privilegiado”.

 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Rodrigo Chamoun, parabenizou o juiz federal Ricarlos Almagro e desejou boa sorte a Fernando Mattos em sua nova missão. E declarou: “Este Estado é muito especial para os capixabas que nasceram aqui e para os que o adotaram. Teve muitos problemas no passado, mas hoje é vitrine de políticas públicas, por um ambiente que nos permite planejar o futuro com todos os poderes. Uma harmonia institucional que vem transformando esse Estado num dos melhores estados para se viver, trabalhar e ser feliz”.

 

Despedida

 

O diretor do foro no biênio 2009/2011, juiz federal Ricarlos Almagro, despediu-se de sua gestão destacando que a Direção do Foro é um encargo árduo, por algumas peculiaridades. “A primeira delas é que o juiz não é formado para administrar e se depara com problemas para os quais não está preparado. Outra questão é que muitas de nossas ações repercutem na vida funcional de juízes, que não são subordinados ao diretor”, elencou.

 

“Mas a Dirfo não é um conjunto só de problemas”, observou o magistrado, que agora compreende as lágrimas da juíza federal Eloá Alves Ferreira, quando transmitiu o cargo para ele. “Hoje posso dar conta de que era um sentimento de alegria por desvencilhar-se dos problemas e por outro lado da antecipação de uma saudade pelo afastamento”, explicou, concluindo: “Eu não irei chorar, mas confesso que sou tomado por ambos os sentimentos”.

 

Ao invés de falar sobre o que fez pela Direção do Foro, o ex-diretor optou por ressaltar o que ela fez por ele. “Como juízes, nós nos isolamos nos gabinetes. Na Dirfo, lidamos com pessoas a todo momento, um universo que muito nos enriquece”. Concluiu, dizendo que queremos sempre mais. Mais servidores, mais recursos. Mas nem sempre é possível. “Então, deixo esses ‘mais’ para o Dr. Fernando e fico com ‘mais’ tranqüilidade. Desejo a ele toda felicidade que tive”.

 

Sentimento

 

A presidente interina da Câmara dos Deputados, deputada federal Rose de Freitas, ficou entusiasmada ao ler o currículo do novo diretor. “Aos 37 anos, já com uma carreira brilhante”. Também declarou que era uma honra receber a desembargadora federal Maria Helena Cisne e a parabenizou pelo cargo, “pela representação do Estado que nos orgulha muito”. Saudou e parabenizou Ricarlos Almagro pelo seu discurso. “Nada mais somos, sem os outros. Mantenha sempre esse sentimento humano, dos homens que desempenham suas tarefas públicas”. Também declarou seu sonho de ver nomeado em Brasília o primeiro desembargador federal do Estado do Espírito Santo, oriundo da classe dos advogados.

 

Desafios

 

Em seu discurso, o novo diretor do foro falou sobre o crescimento da SJES nos últimos anos e sobre a importância de sua nova sede, que trará “mais conforto para todos os servidores, magistrados, partes, advogados e membros do Ministério Público, o que certamente se refletirá no melhor atendimento ao público, com uma prestação jurisdicional de qualidade e em tempo adequado”. Quanto às diretrizes da nova administração, disse que já foram definidas pela desembargadora federal Maria Helena Cisne, ao tomar posse no cargo de Presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região: dar maior agilidade à Justiça Federal da 2ª Região sem prejuízo da qualidade. “Esse será o objetivo da Seção Judiciária do Espírito Santo”, garantiu Fernando Mattos.

 

Nesse sentido, o magistrado destacou os principais desafios desta administração que se inicia: concluir a mudança para a sede definitiva, o que deve ocorrer no primeiro semestre; digitalizar o acervo de processos da Seção Judiciária, tornando a Justiça Federal do Espírito Santo 100% virtual; concluir as obras da Subseção Judiciária de Cachoeiro de Itapemirim; realizar a mudança da subseção de Colatina; concluir os estudos para a adequada definição dos critérios de lotação e remanejamento de servidores da área-fim e da área-meio; dotar magistrados e servidores de todos os recursos necessários para o desempenho de suas atividades e difundir as boas práticas em outros órgãos da Justiça Federal e do Poder Judiciário - não apenas as práticas de gestão de varas e cartórios que são fundamentais, mas também aquelas que promovem uma maior aproximação entre a Justiça e a sociedade, destinatária final de todo o nosso serviço. “Mas nada disso será possível sem o apoio dos magistrados e servidores desta Seção Judiciária. Afinal sonho que se sonha só é só um sonho, mas sonho que se sonha junto se torna realidade”.

 

Diálogo e responsabilidade

 

O governador Renato Casagrande disse que era uma alegria termos a desembargadora Maria Helena Cisne – nascida em Mimoso do Sul – presidindo o Tribunal. “Mais uma mulher mandando no país”, brincou. Também declarou sua felicidade ao ver Fernando Mattos assumindo a direção nessa nova unidade: “Tive a oportunidade de trabalhar com ele na Ajufe, defendendo os interesses corporativos e do Poder Judiciário nacional. Fico feliz pela oportunidade de convivermos mais uma vez”.

 

Casagrande ressaltou ainda a importância de ter a Justiça Federal e o governo do Estado trabalhando em conjunto. “A governança se exerce com diversas mãos. O segredo do nosso Estado nos últimos anos é um diálogo entre as instituições, acompanhado de muita responsabilidade. É muito bom ter a Justiça Federal mais perto do Estado do Espírito Santo nessa tarefa”.

 

NCS – Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas

Em 18/04/2011

Às 18h03