Presidente do TRF2 e diretora do foro visitam Colatina

 

O presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, desembargador federal André Fontes, e a diretora do foto da Seção Judiciária do Espírito Santo, juíza federal Cristiane Conde Chmatalik, viajaram ao município de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, no dia 11/7, onde cumpriram agenda de visita a órgãos e autoridades locais.

 

A primeira parada foi na Sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção de Colatina, onde foram recebidos, ainda pela manhã, pelo presidente, Dionísio Balarini Neto, pelo vice-presidente, Bruno Santos Arrigoni, pelo conselheiro da Subseção, Ubirajara Douglas Viana, e pela secretária-geral, Dalnecir Morello, dentre outros advogados e funcionários. 

 

Primeira vez

 

Para marcar a importância da visita que, de acordo com a secretária-geral, era inédita, foi inaugurada uma placa na entrada da subseção.  Foi a primeira vez que a iniciativa de visitar a OAB partiu do próprio tribunal, e não da Ordem, disse Dalnecir Morello.  Ainda segundo a secretária-geral, o objetivo da visita foi, além de conhecer a OAB, fomentar possíveis parcerias para cursos de atualização na área do direito, com possível emissão de certificados em parceria entre os dois órgãos.  Além disso, numa futura sede própria a ser construída, o presidente do TRF2 lançou a ideia de garantir um melhor espaço para a Sala dos Advogados, além de vagas privativas a esses profissionais. 

 

O presidente “está de parabéns” por demonstrar “preocupação de que a advocacia seja respeitada pelo Judiciário”.  “Precisamos resgatar esse respeito”, concluiu a secretária-geral.

 

Inauguração

 

Em seguida, a comitiva, acompanhada do juiz federal Guilherme Alves dos Santos, da Vara Federal de Colatina, visitou a sede daquela Subseção Judiciária.  Ao entrar no local, o presidente se deparou com a placa de inauguração daquelas instalações, ocorrida em 18/11/2011, na gestão da desembargadora federal Maria Helena Cisne na Presidência do Tribunal e do juiz federal Fernando Mattos, na Direção do Foro da SJES.

 

Quem no entanto a representou na solenidade foi o então corregedor-regional da 2ª Região e agora presidente, André Fontes.

 

Após a visita ao prédio, onde o presidente e a diretora do foro cumprimentaram todos os servidores e funcionários terceirizados, eles foram até o terreno, cedido pela Prefeitura do Município há alguns anos, para construção da sede própria, localizado na Av. Nossa Senhora das Graças, 163.

 

Prefeitura

 

Na parte da tarde, os juízes tiveram uma reunião com o prefeito do município, Sérgio Meneguelli, e com os procuradores geral e adjunto da Prefeitura, Devacir Maril Zachel Júnior e Santina Benezoli.  Também participou da reunião o presidente da Subseção da OAB-Colatina, Dionísio Balarini Neto.  O objetivo da reunião foi regularizar a doação do terreno para a construção da sede própria da Subseção Judiciária de Colatina, que depende de lei.  “Esteja certo que queremos ser parceiros”, disse o prefeito.

 

De acordo com o presidente do TRF2, “Colatina vai ter uma das melhores sedes da Justiça Federal do país”.  Sua intenção é “entregar a Justiça Federal inaugurada”.  “E a Sala da OAB”, acrescentou o presidente da Ordem.

 

A viagem terminou com a visita às instalações do Centro Universitário do Espírito Santo – Unesc.

 

NCS: ncs@jfes.jus.br

Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas

Em 12/07/2017.

17h20