2º Juizado Especial Federal de Vitória/ES fecha seu primeiro acordo pelo WhatsApp

 

O 2º Juizado Especial Federal (JEF) de Vitória firmou, nesta segunda-feira, 28/11, seu primeiro acordo via WhatsApp.

 

O acordo foi feito no processo nº 0025212-51.2016.4.02.5050, envolvendo danos morais relativos a cartão de crédito e inclusão no Serasa.

 

 “A Caixa Econômica Federal fez uma proposta em ambiente virtual, que foi aceita pela parte autora”, comemora a oficial de gabinete, Diana Brandão Maia Mendes de Sousa.

 

“Fiquei muito feliz”, continua Diana. “É uma vitória e um passo rumo à modernidade!”.

 

A servidora explica que a ideia de fazer acordos pela rede social foi inaugurada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), que, inclusive, recebeu uma premiação por tal iniciativa. “Quando a Neidy (Aparecida Emerick Torrezani, diretora de secretaria do 2º JEF) tomou conhecimento dessa premiação, comentou comigo e me perguntou se eu topava levar à frente. Depois de receber a autorização da Drª Cristiane - que sempre apoia essas inovações! - comecei a trabalhar nisso”, comenta, entusiasmada.

 

Embora qualquer caso possa ser negociado via Whatsapp, a servidora esclareceu que há alguns processos em que se vislumbra, com mais facilidade, que o acordo por esta via seja bem sucedido. “Inicialmente, pensamos em trabalhar com renegociações de dívidas e alguns casos mais simples de danos morais”, esclareceu a servidora.

 

Partes cujos processos tramitem no 2º Juizado Especial e que tenham interesse em aderir ao Projeto “Conciliação via Whatsapp” podem peticionar nos autos para que a viabilidade prática de tal medida seja apreciada.

 

 

NCS: ncs@jfes.jus.br

Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas

Em 01/12/2016

Às 16h17