Primeiro Tribunal do Júri da VF-Linhares dura mais de 24 horas e julga culpados os acusados

 

O primeiro júri popular da história da Vara Federal de Linhares, realizado entre as 10h20 de sexta (11) e as 10h56 de sábado (12), julgou culpados dois acusados de homicídio ocorrido em 1997 – um capitão da Polícia Militar e um ex-policial rodoviário federal. A sessão foi presidida pela juíza federal Mariana Rodrigues Kelly e Sousa, que fixou a pena de 12 anos de reclusão para cada um dos condenados.

 

Na própria sessão de instrução e julgamento, as partes (acusação e defesa dos dois réus) interpuseram recurso de apelação, que já foi recebida pelo Juízo. Após a apresentação das razões recursais, os autos do processo serão encaminhados ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região para julgamento dos recursos.

 

No Tribunal do Júri cabe ao Conselho de Sentença, formado por jurados escolhidos dentre cidadãos de notória idoneidade, o exercício efetivo da função jurisdicional. Compareceram ao ato 25 jurados, dos quais foram sorteados sete - quatro homens e três mulheres.

 

Por uma questão de espaço, o julgamento foi realizado no tribunal do júri do Fórum da Justiça Estadual do município, que contou com grande público nas mais de 24 horas de sessão. Na abertura, a capacidade do local (160 lugares) foi atingida, permanecendo pessoas ao lado de fora, aguardando a liberação de alguns assentos para entrarem. “Durante todo o dia, tivemos uma rotatividade muito grande de espectadores, mas sempre com bom público, inclusive no decorrer da madrugada”, registra o supervisor do setor criminal da vara federal, Fábio do Espírito Santo.

 

O processo – de nº 0000416-81.2009.4.02.5004 – pode ser consultado na página da Justiça Federal na internet (www.jfes.jus.br).

 

NCS: ncs@jfes.jus.br

Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas

Em 14/03/2016

Às 18h