Conciliação na JFES alcança mais de R$ 1,7 mi em 2015

 

Os mutirões de audiências de conciliação e as audiências de conciliação pré-processuais, realizadas pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cescon), da Justiça Federal do Espírito Santo, alcançaram, em valores conciliados, R$ 1.749.354,51 em 2015.

 

Entre abril e dezembro, foram realizadas ao todo 852 audiências e, destas, 642 foram finalizadas em acordos.  Na conciliação pré-processual, o índice médio de acordos no ano superou os 80%.

 

Para a vice-diretora do foro da JFES, juíza federal Cristiane Conde Chmatalik, "os números realmente são surpreendentes e demonstram a vontade das partes em resolver a demanda. A aceitação das partes ao acordo nos mostra também o sucesso da iniciativa do Poder Judiciário, que possibilitou às partes o acordo pré-processual. Estamos no caminho certo e a tendência é a expansão para outras demandas e outras partes de acordo com o novo Código de Processo Civil".

 

O primeiro mutirão do Cescon de 2016 já está agendado.  Ele será realizado entre os dias 16 e 19/02/2016, em parceria com a OAB/ES, em processos sobre cobrança de anuidades.

 

Os mutirões de audiências de conciliação são realizados pela JFES através do Cescon, em parceria com o Tribunal Regional Federal da 2ª Região, através do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos (NPSC).

 

NCS: ncs@jfes.jus.br

Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas

Em 17/12/2015.

17h07