Justiça Federal da 2ª Região foi vencedora da categoria “Executando a Estratégia” em encontro nacional*

 

Em cerimônia realizada na última quinta-feira (27/8), a Justiça Federal premiou o desempenho de unidades judiciais que se destacaram em termos de produtividade nos últimos anos. A premiação foi dividida em três categorias e ocorreu durante o I Encontro Executando a Estratégia da Justiça Federal, realizado na sede do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília.

As premiações de produtividade foram baseadas nos dados enviados pelos Tribunais Regionais Federais (TRFs) ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para elaboração do relatório Justiça em Números. As demais premiações tiveram amparo em informações prestadas pelos TRFs ao CJF. Os representantes das unidades judiciais vencedoras receberam um certificado assinado pelo corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Jorge Mussi, em solenidade conduzida pela vice-presidente do CJF, ministra Laurita Vaz.

 

Cumprimento de metas em 2015

 

A 2ª Região da Justiça Federal – com jurisdição sobre os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo – foi vencedora da categoria “Executando a Estratégia”, por apresentar o melhor desempenho no cumprimento das metas nacionais durante o primeiro semestre de 2015, entre as quais se destacam: julgar ações coletivas em até três anos; solucionar, em até dois anos, ações de improbidade, crimes contra a Administração Pública, bem como os relacionados ao tráfico de pessoas e à exploração sexual; e aumentar o número de conciliação em relação ao ano passado.

 

Seções Judiciárias e JEFs

 

A segunda categoria – “Produtividade no Primeiro Grau” – contemplou as seções judiciárias e os juizados especiais federais (JEFs) mais produtivos entre 2012 e 2014, de acordo com a relação de processos solucionados por juiz. A vencedora foi a Seção Judiciária de São Paulo (2.269 processos); seguida da Seção Judiciária de Roraima (2.118 processos) e da Seção Judiciária do Mato Grosso do Sul (1.902 processos). Já com relação aos JEFs, os mais produtivos foram os dos estados de Sergipe (12.767 processos), Piauí (11.197 processos) e Bahia (9.971 processos).

 

Usuários satisfeitos

 

Na ocasião também foi premiada a unidade mais bem avaliada na pesquisa de satisfação promovida pela Justiça Federal em 2014 com usuários dos serviços judiciais em todo o país. Nessa categoria, intitulada “Satisfação ao usuário”, a Seção Judiciária do Paraná foi a que obteve o melhor índice do estudo, 75,1% – média que considera critérios como atendimento, instalações físicas do órgão, expediente, serviços, processo eletrônico, entre outros.

 

*Fonte: CJF

28/08/2015.