Subseção Judiciária de Cachoeiro de Itapemirim faz 16 anos neste domingo, 28

 

A Justiça Federal completa no próximo domingo, 28/6, 16 anos de instalação em Cachoeiro de Itapemirim.

 

A primeira vara federal do município foi instalada no dia 28 de junho de 1999, num pequeno prédio na Rua Doutor Hugo Zago Filho, nº 1, Santo Antônio, cedido pela Prefeitura, marcando o início do processo de interiorização da Justiça Federal no Estado.

 

A cerimônia de inauguração da vara realizada naquela data foi concorrida. Nela estavam presentes o então presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, desembargador federal Alberto Nogueira, o então corregedor-geral do TRF, Dr. Frederico Gueiros, e os também desembargadores federais Antônio Cruz Netto e Maria Helena Cisne, dentre outras autoridades.

 

Muito esperada, a vara federal cachoeirense já iniciava suas atividades com mais de 4 mil processos em tramitação.

 

Em dezembro de 2002, inaugurou sede própria, no endereço atual – Av. Monte Castelo, s/nº, Independência.

 

Ampliação e modernização

 

Em março de 2005, foi instalada uma segunda vara em Cachoeiro de Itapemirim.

 

Em abril de 2010, a Subseção começou a trabalhar com processo eletrônico.

 

Em agosto de 2013 ganhou a terceira vara, cuja instalação foi aprovada por unanimidade, pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), atendendo a um pedido da Presidência do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) para que uma vara, que seria instalada no Rio de Janeiro, fosse deslocada para o Espírito Santo. Para recebê-la, o prédio que abriga a JF em Cachoeiro foi ampliado com dois novos pavimentos.

 

A competência das varas federais também foi alterada, estando hoje definida da seguinte forma:

 

- 1º Juizado Especial Federal: JEF cível

- 2ª Vara Federal: cível, execução fiscal e ações tributárias

- 3ª Vara Federal: criminal e JEF criminal

 

Tramitam atualmente na Subseccional 15.884 processos. Sua jurisdição abrange Cachoeiro de Itapemirim, Piúma, Marataízes, Iconha, Rio Novo do Sul, Itapemirim, Presidente Kennedy, Vargem Alta, Atílio Vivacqua, Mimoso do Sul, Castelo, Jerônimo Monteiro, Muqui, Apiacá, Bom Jesus do Norte, São José do Calçado, Alegre, Guaçuí, Muniz Freire, Conceição do Castelo, Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Ibitirama, Iúna, Irupi e Ibatiba.

 

A Subseção Judiciária de Cachoeiro conta hoje com 49 servidores.

 

Respondem pelas varas os juízes federais Gabriela Rocha de Lacerda Abreu Arruda e Caio Souto Araújo (titular e substituto do 1º JEF), Renata Alice Bernardo Serafim de Oliveira e Sávio Soares Klein (titular e substituto da 2ª Vara), André Luiz Martins e Fátima Aurora Guedes Afonso Archangelo (titular e substituta da 3ª Vara).

 

Feriado segunda-feira

 

Em conformidade com a Portaria Nº TRF2-PTP-2014/00538 de 15 de dezembro de 2014, da Presidência do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, não haverá expediente nas Subseções Judiciárias de Serra e Cachoeiro de Itapemirim na próxima segunda-feira, 29/6.

 

Clique aqui para ver a íntegra da portaria.

 

NCS: ncs@jfes.jus.br

Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas

Em 26/05/2015

Às 14h09

Atualizado às 15h41