JFES celebra o dia mundial do meio ambiente com ações que ajudam a preservá-lo

 

Neste mês de junho, no dia 5, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.  A data serve para lembrarmos o quanto ele é importante para a nossa própria sobrevivência.  Pensando nisso, com a ajuda das seções de Manutenção (Seman) e de Serviços Gerais (Seseg), ambas vinculadas ao Núcleo de Obras e Manutenção (NOM), lembramos algumas ações que estão sendo desenvolvidas aqui na Seccional capixaba que auxiliam na sua preservação.

 

Consumo de água – Dentre as boas notícias que trazemos, a primeira delas é que o consumo de água na Justiça Federal caiu pela metade.  Com ações simples, conseguimos uma economia expressiva de água no primeiro semestre deste ano. O consumo de maio de 2015 chegou a quase 50% em comparação com novembro de 2014.

 

Contribuíram para esse resultado tão positivo as ações de economia implantadas pelo NOM, a partir de iniciativas dos colegas das Seman e da Seseg, como:

 

. redução em 50% da rega da grama,

. suspensão da limpeza de caixas d’água no período de escassez,

. limpeza de pisos com panos úmidos em lugar de lavagem,

. limitação de tempo de abertura nas torneiras automáticas,

. regulagem permanente das caixas de descarga.

 

Para que essas medidas fossem realmente efetivas, foi fundamental o envolvimento e a dedicação das equipes de limpeza, jardinagem e manutenção predial.  Lembrando que sua adoção não impediu que os jardins da sede fossem regados e florescessem.

 

Novas ações em andamento

 

Além das medidas já adotadas, o NOM estuda a viabilidade da implantação de sistemas de irrigação automática e aproveitamento de água de chuva no prédio sede.

 

Serra – Essa ação já será possível no novo prédio que abrigará a sede da Vara Federal de Serra, que está com o andamento acima do previsto. Assim, no primeiro semestre de 2016 teremos nosso primeiro prédio com aproveitamento de água de chuva.

 

Cidade Alta – Outra notícia importante é que a SJES recebeu recursos para a modernização do prédio do Arquivo Judicial (antiga sede da Justiça Federal na Cidade Alta) em 2015. Estão previstas a troca do sistema de ar condicionado por outro bem mais eficiente, a modernização dos elevadores, a reforma da fachada, a pintura de áreas comuns, a colocação de grades em janelas críticas, a impermeabilização, a ampliação do sistema de detecção de incêndio e a aquisição de uma nova subestação de menor porte para redução na conta de energia.

 

NCS: ncs@jfes.jus.br

Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas

Em 02/06/2015.

18h45