Administração da Justiça Federal da 2ª Região para o biênio 2015/2017 toma posse no TRF2

 

Em uma concorrida solenidade realizada no Plenário, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região deu posse, no dia 9 de abril de 2015, aos seus novos gestores. O presidente Poul Erik Dyrlund, o vice-presidente Reis Friede e o corregedor regional Guilherme Couto de Castro exercerão os mandatos até 2017. A sessão solene foi prestigiada por um grande número de autoridades, servidores da Justiça Federal, familiares e amigos da nova administração.


A sessão foi aberta pelo presidente no biênio 2013/2015, desembargador federal Sergio Schwaitzer, que, após um breve discurso, deu posse ao seu sucessor. A mesa contou ainda com a presença da ministra do STJ Laurita Vaz, do governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão, do vice-governador Francisco Dornelles, do presidente do TJ/RJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, da presidente do TRT da 1ª Região, desembargadora Maria das Graças Viegas Paranhos e do procurador-chefe substituto da Procuradoria Regional da República da 2ª Região, Rogério Soares do Nascimento.


Graduado em Direito há mais de 30 anos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Poul Erik Dyrlund, traz para a Presidência do TRF2 a experiência como vice-presidente da Corte, mandato que exerceu entre 2013 e 2015.


Primeiro a prestar homenagem na solenidade, o advogado Luciano Bandeira, falando em nome da classe, assegurou que “a nova administração terá a advocacia como parceira. E essa ponte é uma das grandes preocupações da OAB, porque a advocacia quer contribuir para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional”. Em seguida, Rogério Nascimento acrescentou que o TRF2, "sob a liderança de Poul Erik, caminha cada vez mais no sentido de construir uma Justiça cidadã. Antevejo uma administração voltada para a verdadeira Justiça”.


Concluindo o evento, o novo presidente ressaltou a importância de os agentes e as autoridades públicas servirem de exemplo para a sociedade, afirmando que esse é seu "dever primário". Acerca dos seus objetivos de gestão, Poul Erik Dyrlund garantiu que os projetos iniciados no biênio anterior, em especial o desenvolvimento do processo eletrônico e a continuidade das obras de adequação das instalações físicas do Tribunal, terão seguimento e reconheceu que, no que se refere à atividade fim da Corte, o desafio é grande: “Temos uma tarefa não muito fácil, que é distribuir justiça célere e efetiva, sem muitos recursos; e isso exige dedicação, engenhosidade, criatividade e compromisso. Por isso, temos que perseverar, percebendo que nosso esforço nunca será suficiente, porque tudo pode ser melhorado”.

 

Clique aqui para ler, na íntegra, a entrevista concedida pelo presidente do TRF2, Poul Erik Dyrlund, para a revista Habeas Data.

 

*ACOI/TRF2

Em 09/04/2015.