Autoridades destacam acessibilidade na inauguração das novas instalações da VF-Linhares

 

Um prédio maior, melhor e mais acessível. Assim são as novas instalações da Vara Federal de Linhares, abertas ao público nesta segunda-feira, 2/3, e inauguradas com solenidade no dia seguinte, na presença do presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, desembargador federal Sergio Schwaitzer; do diretor de publicações da Emarf, desembargador federal Luiz Antonio Soares; e do diretor do foro da Seção Judiciária do Espírito Santo, juiz federal Fernando Cesar Baptista de Mattos, dentre outras autoridades dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, militares, advogados, servidores e representantes de entidades públicas e particulares.

 

Acessibilidade

 

Em nome do presidente da OAB/ES, Homero Junger Mafra, o primeiro a fazer uso da palavra foi o conselheiro da Ordem, Marcos Bruneli Pessoa, que destacou a questão da acessibilidade do novo prédio da VF-Linhares. “É com muita alegria que recebemos esta nova sede da Justiça Federal em Linhares, com a certeza de que esta casa estará certamente servindo à população. As instalações são bastante adequadas, de qualidade, e têm acessibilidade – o que é muito importante. Há hoje mais de 2 mil advogados portadores de necessidades especiais, e isso (a preocupação com a acessibilidade) é muito importante para o acesso à Justiça, e para a população possa estar representada por esses profissionais que também lutam diariamente, não só em busca da justiça, mas em busca da cidadania, do estado democrático de direito”, concluiu o advogado.

 

Igualdade entre capital e interior

 

 

O diretor do foro, juiz federal Fernando Mattos, por sua vez, destacou a preocupação da Justiça Federal em oferecer o mesmo padrão de estrutura na capital e no interior e da parceria com a sociedade: “Para nós é motivo de muito orgulho inaugurar esta sede nova. A Justiça Federal tem uma preocupação muito grande com o serviço que presta. E nós estamos sempre abertos para a sociedade da nossa região, de todos os municípios jurisdicionados. É uma preocupação nossa que tenhamos as instalações com o mesmo tipo de estrutura, na capital e no interior. Gostaria de agradecer a todos pela presença, e dizer que a Seção Judiciária do Espírito Santo vai estar sempre aberta. Temos uma parceria muito grande com diversos setores da sociedade, de transparência, de acesso, de diálogo, de projetos comuns, em torno principalmente do desenvolvimento do nosso estado, e acho que a Justiça Federal hoje deu uma pequena contribuição. Muito obrigado a todos.

 

Padrão a ser seguido

 

Na mesma linha, o presidente do TRF da 2ª Região, desembargador federal Sergio Schwaitzer, também ressaltou a importância da acessibilidade, a igualdade de tratamento entre os órgãos que compõem a 2ª Região (RJ e ES).

 

“Sempre tive a visão, no Tribunal Regional da 2ª Região, do tratamento que as Seções Judiciárias devem ter, que é um tratamento igualitário. Vinte e cinco anos atrás começou o processo de interiorização da Justiça Federal (anos 80 – 86/87). As varas do interior, no RJ, eram poucas e as instalações muito precárias. Começou lentamente a interiorização da Justiça Federal da 2ª Região, com o objetivo de levar a Justiça até o cidadão, oferecer um serviço de qualidade. E para isso é necessário ter instalações adequadas, como as que nós vemos aqui. E, principalmente, temos que olhar com muito carinho o aspecto da acessibilidade. Um ponto que estava esquecido, ou não levado tanto em consideração quando se fazia um projeto, mas que de muito tempo pra cá, na Justiça Federal tem sido objeto de estudo, de permanente atenção.

 

O desembargador federal, por fim, elogiou o trabalho de adaptação feito no prédio que recebeu a vara federal no novo endereço. “Gostaria de agradecer o excelente trabalho que foi feito aqui, de adaptação, e espero que as futuras instalações das subseções que venham a ser criadas ou, eventualmente, que sejam objeto de alteração, tenham esse mesmo padrão, essa mesma qualidade. E mais uma vez parabenizar ao corpo técnico da Justiça Federal que se empenhou e sempre se empenha em oferecer essas excelentes instalações para nós”.

 

Após os discursos, o presidente do Tribunal e o diretor do foro descerraram a placa de inauguração, acompanhados pelo desembargador federal Luiz Antonio Soares, pelo conselheiro da OAB, Marcos Bruneli, pelo procurador-chefe do Ministério Público Federal, André Pimentel Filho, e pelo prefeito de Linhares, Jair Correa.

 

Também registraram presença no evento:

 

- o presidente da Câmara Municipal de Linhares, Milton Simon Batista;

- o procurador-geral do município, Ricardo Claudino Pessanha;

- o procurador-geral de Aracruz, Américo Soares Mignone;

- o juiz federal substituto na titularidade da VF-Linhares, Victor Yuri Ivanov dos Santos Farina,

- o secretário de desenvolvimento de Linhares, Rodrigo Paneto;

- o juiz federal substituto na titularidade da Vara Federal de Colatina, Guilherme Alves dos Santos;

- o defensor público federal em Linhares, João Nunes Moraes Junior;

- o chefe da P4 do 12º Batalhão da Polícia Militar do ES, Major Pacheco, representando o comandante do 12º Batalhão da PM/ES, Coronel Evandro Teodoro de Oliveira;

- o gerente-geral da Caixa Econômica Federal, agência Linhares, representando o superintendente SR/Norte, José Carlos Cassoli;

- o gerente da Caixa, Agência Conceição, Guido José Broetto;

- o diretor regional da Rede Gazeta Norte e Noroeste e presidente da Associação para o Desenvolvimento de Linhares (Adel), Carlos Eduardo Pena, representando o diretor-geral da Rede Gazeta e presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ)

 

A nova sede da VF-Linhares fica na Av. Hans Schmoger, 808, bairro Nossa Senhora da Conceição. O telefone permanece o mesmo: (27) 3048-0700.

 

NCS: ncs@jfes.jus.br

Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas

Em 05/03/2015

Às 17h51