Des. federal Ferreira Neves ressalta caráter pedagógico e pacificador da conciliação

 

O diretor do Núcleo Permanente de Solução de Conflitos da 2ª Região (NPSC), desembargador federal José Ferreira Neves Neto, veio ao Estado esta semana acompanhar a Semana Nacional da Conciliação em Vitória/ES.

 

Em entrevista ao Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas (NCS), o magistrado contou que, num evento realizado recentemente no Conselho da Justiça Federal, em Brasília, declarou com orgulho que “temos, na 2ª Região, o núcleo de conciliação em pleno funcionamento, com um nível de acordos e realizações já bastante significativo”.

 

Disse que, na ocasião, acentuou o que ele chama de “fase pedagógica desse tipo de conciliação”, “que faz com que as pessoas aprendam a administrar elas mesmas os seus interesses, conseguindo, com isso, a resolução de conflitos da forma mais satisfatória possível. Porque a gente sabe que a sentença, por melhor que seja, sempre tem restrições, sempre tem sua parte negativa, no sentido do tempo que foi preciso para a sua prolação e tudo mais.”

 

O juiz como pacificador

 

Ferreira Neves ressaltou ainda a questão da pacificação, da resolução de conflitos. “Eu digo sempre: as audiências de conciliação são meios de pacificação, porque a função fundamental do juiz, justamente naquela parte em que ele entra como conciliador, é mais do que resolver o conflito por meio da lei: é pacificar.  Essa para mim é a parte mais bela da magistratura, que é justamente essa vocação para trazer a paz.  Não só é algo institucional, como cristão também.  O juiz, de certa forma, faz esse trabalho de pacificação”.

 

A Semana Nacional da Conciliação é uma iniciativa do Conselho Nacional da Justiça (CNJ) e realizada, no Espírito Santo, por meio de parceria entre o Núcleo de Solução de Conflitos da 2ª Região, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cescon) da Justiça Federal capixaba, as varas federais e os órgãos envolvidos nos processos (Caixa, INSS, Correios e Emgea).

 

O mutirão vai até amanhã (sexta, 28), com audiências em Vitória e São Mateus.

 

NCS: ncs@jfes.jus.br

Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas

Em 27/11/2014

Às 12h49