Semana Nacional da Conciliação vai focar a solução de demandas repetitivas

 

Neste ano, a Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais do País, deverá focar os esforços de magistrados e servidores na solução de demandas judiciais de massa, que envolvem os maiores litigantes da Justiça, como instituições bancárias, de telefonia e órgãos públicos, além de processos relacionados a Direito de Família. Em sua nona edição, a mobilização será entre os dias 24 e 28 de novembro, em todo o País.

 

No ano passado, o esforço da Justiça na resolução negociada de conflitos conseguiu finalizar metade dos processos incluídos na pauta, resultando em R$ 749 milhões em valores negociados. Desde quando foi criada, em 2006, a Semana Nacional de Conciliação já realizou 2 milhões de audiências, alcançando cerca de R$ 6 bilhões em valores homologados. A Semana Nacional da Conciliação integra a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário, prevista na Resolução n. 125, instituída pelo CNJ em 2010.

 

Justiça Federal

 

Para inclusão de um processo em audiências de conciliação na Justiça Federal do Espírito Santo, basta uma petição do advogado constituído nos autos. Nos casos em que a parte não tenha advogado, a solicitação poderá ser feita através de e-mail enviado para o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cescon), contendo: nome completo, CPF, nº do processo e a matéria sobre a qual versa o mesmo, informando que a parte tem interesse de que o processo seja incluído em mutirão de conciliação, para que seja verificada a possibilidade. Não são cobradas taxas ou custas judiciais de qualquer tipo, na prestação deste tipo de serviço. 

 

O e-mail do Cescon é conciliar@jfes.jus.br .


Com informações da Agência CNJ de Notícias.

 

NCS: ncs@jfes.jus.br

Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas

Em 10/10/2014.

15h30