CJF disponibiliza listagens com mais de 7 mil documentos selecionados para descarte*

 

Já estão disponíveis para consulta eletrônica e física, as listagens de documentos e processos administrativos selecionados para o 5º Descarte de Documentos e Processos do Conselho da Justiça Federal. No total, são 7.169 documentos, entre pedidos de tratamentos médicos, diárias, solicitações de viagens e cursos, bem como memorandos e processos de empresas que tinham contrato com o órgão.

 

Os interessados em reivindicar a guarda de documentos que desejem preservar, devem fazê-lo até o dia 9 de junho, 45 dias após a publicação do edital de descarte, divulgado no Diário Oficial da União no dia 25 de abril, na seção 3, página 170. A solicitação de documentos deve ser feita por carta, pessoalmente ou por e-mail.

 

No primeiro caso, o requerimento deve ser endereçado à Coordenadoria de Processamento e Arquivo do CJF (SCES, Trecho III - Polo 8 - Lote 9 - Brasília/DF, CEP: 70200-003). Para fazer o pedido pessoalmente, o interessado deve entregar o requerimento na Seção de Protocolo, no térreo da sede do Conselho. Para encaminhar por e-mail, o endereço eletrônico é copar@cjf.jus.br.

 

Os requerimentos serão atendidos por ordem de solicitação. O interessado receberá a guarda da via original do documento ou processo somente depois do dia 9 de junho. A Comissão de Avaliação e Gestão de Documentos do CJF alerta que documentos solicitados e não retirados até cinco dias úteis antes da data definida para o descarte serão eliminados.

 

A coordenadora de Processamento e Arquivo da Secretaria de Administração do CJF e responsável pela Comissão, Eloiza Rocha Pereira, explica o procedimento de descarte: “A eliminação é apenas física. Todo o conteúdo foi digitalizado e permanecerá acessível por meio do antigo sistema eletrônico de gestão documental, o Siged. Na eliminação, os documentos são picotados e encaminhados à cooperativa que já faz a coleta dos resíduos recicláveis do Conselho”.

 

Números

 

Para selecionar esses mais de sete mil documentos para descarte, foram analisados 38.135 processos e documentos administrativos. A maioria deles foi cadastrada entre 1997 e 2001. Contudo, há alguns itens dos anos 1970 e 1980. Antes da divulgação das listagens finais, foram retirados 202 processos com valor histórico para guarda permanente.

 

A última edição do descarte foi realizada em 2008, quando foram eliminados apenas 2.535 documentos e processos. Desde a primeira edição, em 2006, foram 13.224 processos e 45.424 documentos eliminados, ou seja, mais de cinco toneladas de papel. Caso ainda estivessem guardados, esses documentos ocupariam 32 metros quadrados de espaço – equivalente a 39 estantes e a 1.205 caixas – e utilizariam cerca de cinco mil grampos.

 

Economia

 

Além de render recursos para a cooperativa de reciclagem, o descarte também representa uma economia de consumo para o Conselho, pois desde a primeira edição da atividade, há 8 anos, é possível reutilizar caixas-arquivo, grampos plásticos de processo e estantes de aço que antes eram ocupadas por esses documentos e processos. Com isso, o Conselho evita o gasto anual estimado em R$ 2 mil com a compra desses materiais.

 

*CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL

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